Pular para o conteúdo
Transparência

Desembargadores barram projeto de Reinaldo para desmatar Parque dos Poderes

Desembargadores da 2ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aceitaram pedido do MPMS (Ministério Público Estadual) e suspenderam o desmatamento em área do Parque dos Poderes. Projeto de Reinaldo Azambuja (PSDB), o desmate para construção de prédio da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), base do Corpo de Bombeiros […]
Arquivo -
Parque dos Poderes em Campo Grande. (Divulgação/Governo/Arquivo).
Parque dos Poderes em Campo Grande. (Divulgação/Governo/Arquivo).

Desembargadores da 2ª Câmara Cível do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) aceitaram pedido do MPMS (Ministério Público Estadual) e suspenderam o desmatamento em área do Parque dos Poderes. Projeto de (PSDB), o desmate para construção de prédio da Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), base do Corpo de Bombeiros e sede da PGE (Procuradoria Geral do Estado) protagoniza embate judicial desde julho do ano passado.

No julgamento desta terça-feira (18), a maioria da turma seguiu o voto do relator da ação, o desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho, e acatou o pedido em caráter liminar do MPMS, contrário ao Governo do Estado.

Em 4 de feveriro, data do primeiro julgamento sobre o caso, decisão foi adiada por pedido de vistas. Agora, o Estado está impedido de desmatar área de 3,31 hectares do Parque até que o mérito da ação seja julgado.

Pedido

De acordo com a promotoria, o desmatamento aparenta violar o direito fundamental ao meio ambiente, criando sérios impactos ambientais. Além disso não foram tomadas medidas para evitar tais impactos antes de autorizar o desmate.

“O pedido de desmatamento causou indignação na comunidade de . Isso é demonstrado com inúmeras notícias veiculadas na mídia, além de um requerimento subscrito por mais de onze mil pessoas em pouquíssimo tempo na (ao todo, 11.188 pessoas, isso na época em que foi impresso e entregue na Promotoria)”, afirma o MPMS no pedido.

A ação também traria à região da Via Parque uma piora nas enchentes e no assoreamento do lago do Parque das Nações Indígenas, além de considerável erosão e assoreamento de corpos de água dentro do Parque Estadual do Prosa.

Animais que estão ameaçados de extinção também seriam prejudicados, pois perderiam seu habitat e local de reprodução. Entre os listados, estão a águia cinzenta, a anta e o gavião Sovi, segundo laudos técnicos de especialistas.

Debate

Nesta manhã, audiência pública debateu o assunto, que inclui proposta para tombamento do Parque dos Poderes. O objetivo da audiência foi colher informações sobre o imbróglio envolvendo o Governo do Estado e a intenção de desmatar parte da reserva para construção, anunciada em abril do ano passado, assim como subsidiar tecnicamente uma proposta de tombamento do complexo.

O problema envolvendo a conservação do complexo foi redimensionado após deputados estaduais derrubarem decreto n.° 606/2018, que tombava o Parque dos Poderes, ‘ajudando’ o governador Reinaldo Azambuja a desmatar para realização de obras. A partir disso, grupos ambientalistas e frequentadores do parque aumentaram a articulação em defesa da reserva.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Sem capacete, jovem de 25 anos morre após colidir moto em caminhonete

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Bolsa Família retoma pagamentos de junho nesta segunda; confira o cronograma

Parada do Orgulho LGBT+ leva debate sobre envelhecer para ruas de SP

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

feminicidio ms doralice casa

MS registra 16º caso de feminicídio: Doralice foi morta a facadas dentro de casa

China condena ataque dos EUA a instalações nucleares do Irã e pede cessar-fogo imediato

Últimas Notícias

Política

Itaipu Binacional investe em unidade de Recicláveis em Caarapó

Construção de Unidade de Valorização de Recicláveis ficará a cargo da Dias Construção Civil Ltda

Emprego e Concurso

Seleção com 22 vagas para nutricionistas encerra inscrições nesta segunda; confira

O salário previsto para a função de nutricionista é de R$ 4,5 mil

Esportes

Brasil no topo: líderes e invictos, times brasileiros surpreendem e deixam Europa ‘no chinelo’

Os quatro representantes brasileiros na Copa do Mundo de Clubes terminaram a 2ª rodada liderando seus grupos

Política

CPI do Consórcio Guaicurus pode ter novas oitivas com especialista em mobilidade

Oitivas com dirigentes da empresa ao longo do mês atestaram que parte da frota de Campo Grande está velha e precisa ser trocada