Nesta sexta-feira (10), o Portal da Transparência de Mato Grosso do Sul voltou a mostrar as remunerações dos servidores públicos do Estado. O portal apresentou instabilidade e não realizava a função na última quinta-feira (09).

Na manhã da última quinta-feira (09), o Jornal Midiamax encontrou falhas no sistema ao tentar acessar informações das remunerações dos servidores estaduais. Ao entrar no item pessoal e clicar em “continuar”, o redirecionamento da remuneração não era realizado e a plataforma travava.

A assessoria de imprensa do governo, a SAD (Secretaria de Administração e Desburocratização) respondeu que no início da manhã da quinta-feira era possível realizar as consultas normalmente. “A SGI, que é responsável pelo sistema, está avaliando qual o problema. Na verdade não está fora do ar, mas com oscilações. Já estão corrigindo o problema”, informou a assessoria.

Em nova consulta, na tarde desta sexta-feira (10), foi constatado o funcionamento da ferramenta. Então, após entrar na página de remunerações, as consultas por órgãos e vínculos estão disponíveis para o cidadão.

Por que entrar no Portal da Transparência?

O Portal da Transparência é uma plataforma para que todos os cidadãos possam verificar onde o dinheiro público é aplicado. No portal é possível conferir desde licitações abertas, contratos estabelecidos até a remuneração de um servidor público em específico.

Assim, é possível verificar o andamento da gestão federal, estadual e municipal de cada região. Entretanto, caso não encontre o que procurava no portal, é possível solicitar por meio do Sistema de Informações ao Cidadão. Com ele é possível realizar o requerimento dos dados, direito de todo cidadão, que é garantido pela  Lei de Acesso a Informação.

Por fim, caso o cidadão encontre algum erro ou suspeite de irregularidades  é possível realizar uma denúncia. Para isto, é necessário utilizar o Sistema de Ouvidorias.