A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) fará eleição para o novo reitor e vice-reitor no próximo dia 6 de junho, conforme divulgação do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28). A gestão dura por quatro anos, de 2019 a 2023.

As candidaturas poderão ser realizadas no dia 22 de abril das 14h às 20h. A divulgação da lista de candidatos acontece no dia 27 abril até às 17h, com recebimento das impugnações nos dias 29 a 30 de abril até às 17h e homologação das inscrições e divulgação do resultado das impugnações nos dias 2 e 3 de maio até às 17h.

O período para a campanha eleitoral para o 1º turno é de 4 de maio a 4 de junho, com período para a divulgação de pesquisa eleitoral de 9 de maio a 4 de junho e votação em 1º turno no dia 6 junho. A divulgação do resultado oficial da apuração dos votos em 1º turno pela Comissão Eleitoral acontece no dia 8 de junho.

O período para a campanha eleitoral em um eventual segundo turno será do dia 14 de junho a 1º de julho, com divulgação de pesquisa eleitoral de 15 junho a 1º de julho. A votação em 2º turno acontece em 3 de julho e divulgação do resultado oficial da apuração dos votos em 2º turno pela Comissão Eleitoral no dia 8 de julho.

A previsão de realização de reunião do COUNI para homologação do resultado final é dos dias 12 a 16 de agosto.

Para a votação nas Unidades Universitárias e nos municípios Polos de Apoio Presencial, de Cursos de Educação a Distância, os horários de votação, no primeiro e segundo turnos, serão definidos em edital, pela Comissão Eleitoral.