Pular para o conteúdo
Transparência

Sob suspeita, Agereg já admite mais prazo e menos obrigações para Consórcio Guaicurus

Mesmo com as denúncias que apontam suspeita de favorecimento e até omissão para supostamente atender aos interesses dos empresários que exploram o transporte coletivo urbano de Campo Grande, a Agereg (Agência Municipal de Regulação) já cogita aumentar o prazo do contrato de concessão e até diminuir as obrigações do Consórcio Guaicurus. A informação foi confirmada […]
Arquivo -
Vinicius Campos
Vinicius Campos

Mesmo com as denúncias que apontam suspeita de favorecimento e até omissão para supostamente atender aos interesses dos empresários que exploram o urbano de , a (Agência Municipal de Regulação) já cogita aumentar o prazo do contrato de concessão e até diminuir as obrigações do .

A informação foi confirmada na audiência sobre transporte público nesta segunda-feira (15), pelo diretor-presidente da Agereg, Vinícius Campos Leite. Ele cita, dando como provável, ‘eventual determinação judicial sobre revisão do contrato mantido com a administração municipal de Campo Grande’.

A questão foi levada para a Justiça justamente pelos empresários com um pedido de perícia no convênio. Servidores ouvidos pelo Jornal Midiamax adiantaram que a manobra seria uma forma de ‘justificar’ a renegociação, usando a chancela de uma decisão judicial.

A concessionária alega prejuízo com a redução de passageiros e também descumprimento de obrigações por parte da Prefeitura de Campo Grande.

Hoje em R$ 3,95, preço que incomoda os usuários frente à qualidade do serviço, a tarifa não subirá ainda mais, garante o diretor-presidente, mesmo se a Justiça determinar o reequilíbrio. O Consórcio terá, em contrapartida, o prazo e cumprirá menos regras – ele não detalhou qual a prorrogação, nem quais regras deixariam de ser cumpridas.

Os conflitos envolvendo a empresa de transporte e município se intensificaram do ano passado para cá. A Prefeitura da Capital diz rejeitar pedidos para revisão do contrato e a concessionária alega que tem direito e que está sendo prejudicada.

Contudo, denúncias mostram que a relação entre ambos, em alguns pontos, seria no mínimo questionável. Servidores envolvidos na fiscalização direta do serviço alegam que o Consórcio estaria mantendo quase um terço da frota para todos os dias e tirando os carros das garagens apenas para ‘fingir’ que estão rodando como deveriam.

De acordo com os funcionários, haveria pressão para fazer ‘vista grossa’. O temor é de que, para justificar a inércia frente às irregularidades, os órgãos de fiscalização acabem punindo quem está ‘na ponta’ e, de acordo com os denunciantes, ‘apenas cumpre ordens’.

Além desta e outras denúncias relatadas pelo Jornal Midiamax, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) possui quatro procedimentos que apura supostas irregularidades das empresas que formam o Consórcio Guaicurus. Outro inquérito apura o por que a Agereg teria liberado o consórcio de 2,2 mil multas.

Sob suspeita, Agereg já admite mais prazo e menos obrigações para Consórcio Guaicurus
João Resende, presidente do Consórcio Guaicurus, em audiência sobre transporte. (Foto: Marcos Ermínio/Jornal Midiamax).

O presidente da concessionária, João Resende, reafirmou as situações que o levaram a entrar com ação na Justiça e que a medida é para buscar “a solução do problema de uma maneira segura e definitiva”.

Disse, ainda, que houve descumprimento por parte do município em vários aspectos, como não construção de quatro terminais, corredores de ônibus e a reforma do Terminal Morenão. “Tudo aquilo que foi pactuado no contrato e o poder publico não cumpriu”.

O convênio entre ambos foi firmado em 2013 e tem vigência de 20 anos. Este é a vigência que ainda poderá aumentar, caso exista decisão neste sentido. O diretor da Agereg voltou a dizer que a administração pública só mexerá no contrato por força judicial.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Câmara aumenta pena para crimes contra idosos; texto segue para sanção

Argentinos castigam e Boca Jrs lamenta empate em duelo direto com Benfica no Mundial de Clubes

Mais de 190 pessoas são atendidas na Carreta da Justiça em Bodoquena

Trump: ‘todos devem evacuar Teerã imediatamente’

Notícias mais lidas agora

Investigação aponta que Claudinho Serra recebia propina pelos pais: ‘Levar encomenda’

cpi joão resende frota velha

Na CPI, Consórcio Guaicurus admite que ônibus circulam sem seguro exigido em contrato

ataque onça pantanal 2

Ataque e morte de Jorginho por onça no Pantanal teve motivação; saiba qual

Com cães farejadores, PRF apreende cocaína em Corumbá

Últimas Notícias

Mundo

Israel e Irã voltam a trocar ataques aéreos no 5º dia de guerra no Oriente Médio

Várias explosões foram ouvidas na parte leste de Teerã

Trânsito

Carreta destrói guard rail, sai da pista e vai parar em matagal nas margens da BR-163

Parte do guard rail ficou completamente destruído com o impacto

Brasil

Câmara pressiona governo Lula e aprova urgência para projeto que derruba aumento do IOF

A urgência é um instrumento que acelera a tramitação de uma proposta no plenário da Casa

Polícia

Familiares procuram por Maria que desapareceu há dois dias na região do Santo Eugênio

Quem tiver informações pode entrar em contato pelo 67 – 99284 – 2233