85% das secretarias municipais têm brechas para corrupção, diz relatório
Relatório realizado pela Rede de Controle, que integra o TCU (Tribunal de Contas da União), a Controladoria-Geral de Campo Grande, a CGU (Controladoria-Geral da União), e o Tribunal Estadual e Controladoria Estadual aponta que 85% das organizações públicas do Poder Executivo possuem suscetibilidade a fraude ou corrupção acima do aceitável. O relatório foi publicado no […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Relatório realizado pela Rede de Controle, que integra o TCU (Tribunal de Contas da União), a Controladoria-Geral de Campo Grande, a CGU (Controladoria-Geral da União), e o Tribunal Estadual e Controladoria Estadual aponta que 85% das organizações públicas do Poder Executivo possuem suscetibilidade a fraude ou corrupção acima do aceitável. O relatório foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (9).
Para o índice, foram consideradas boas práticas a implementação da prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento das ações das secretarias. Somente três das 21 organizações públicas do município de Campo Grande avaliadas possuem suscetibilidade à fraude e à corrupção em nível aceitável.
Segundo o relatório, estão mais suscetíveis as secretarias de Educação, Finanças, Infraestrutura, Saúde, Trânsito e Meio Ambiente. Entre as menos suscetíveis estão a Segurança Pública, de Regulação, Planejamento Urbano e a única em nível aceitável é a de Desenvolvimento Econômico.
Falta experiência técnica
O relatório aponta também que 56 dos 127 dirigentes do primeiro e segundo escalão pesquisados, nomeados no município, não informaram possuir em seu histórico profissional formação, experiência técnica ou experiência gerencial anterior compatível com a natureza do negócio e ou cargo que ocupam.
O estudo indica que dirigentes sem formação ou experiência adequadas podem comprometer o combate à fraude e corrupção de diversas formas. Por outro lado, gestores públicos preparados, que tenham experiência e formação compatível com as responsabilidades de um cargo de direção, especialmente em organizações públicas com alto poder de compra e de regulação, tendem a ser mais capazes de prevenir e detectar novos casos de fraude e corrupção.
Apenas 24% das organizações possuem nível aprimorado ou avançado de práticas de gestão de pessoal para prevenção de fraude e corrupção e apenas um deles foi nomeado mediante processo seletivo.
Federal, estadual e municipal
A avaliação conjunta dos órgãos de controle foi feita nas organizações federais, estaduais e municipais de Mato Grosso do Sul e ficou constatado que somente 25 das 282 organizações públicas federais, estaduais e municipais do Estado avaliadas possuem suscetibilidade à fraude e corrupção aceitável.
Além disso, 205 dessas organizações possuem suscetibilidade alta ou muito alta a esse tipo de ilícito. O estudo apontou que a maior parte das organizações públicas no Estado possui grande propensão ao surgimento de novos casos de fraude e corrupção, com baixa capacidade para identificar casos que estejam ocorrendo.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Governo antecipa calendário de dezembro e Bolsa Família é pago entre os dias 10 e 23
Confira o calendário de dezembro, antecipado por causa do Natal
Guardas municipais de Dourados têm porte de arma regulamentado por decreto
Medida foi publicada em Diário Oficial do Município
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Preso em operação, ‘espião’ de Marcola no jogo do bicho tem liberdade negada: ‘perigoso’
‘Espião’ de Marcola foi transferido para Mossoró
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.