Prestes a entrar em ano eleitoral, eleitores que tiverem dúvidas sobre podem contar com suporte do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) pelo portal Fato ou Boato. Criado em 2018, ele foi aperfeiçoado neste ano e traz informações, esclarecimentos, mitos eleitorais e o principal: ensina a identificar conteúdos enganosos.

O trabalho de combate às fake news têm se intensificado no TSE desde o ano passado, quando milhares de informações equivocadas circularam durante o período eleitoral. Na ocasião, foi deflagrada a campanha “TSE contra Fake News”.

O site, resultado deste trabalho, foi aperfeiçoado reunindo todas as ferramentas disponibilizadas para o eleitor aprender a identificar conteúdos falsos. Agora chamado de Fato ou Boato, ele se transformou em portal e deverá, em breve, contar com conteúdos produzidos também por entidades parceiras.

Ferramentas

Entre as opções disponibilizadas pelo TSE no portal está o ícone Passo a Passo, contendo dicas de como identificar uma fake news. Na seção esclarecimentos, foram disponibilizados vídeos produzidos durante as últimas eleições desmentindo informações falsas. Há, ainda, um quiz para os usuários testarem seus conhecimentos sobre o processo eleitoral brasileiro. As informações e ferramentas podem ser conferidas clicando aqui.