Licitação será lançada em um mês e Aquário do Pantanal deve ficar pronto em 2020
Secretário de Infraestrutura, (Foto: Minamar Junior)

Depois de declarar que a conclusão do Aquário do Pantanal é seu “desafio pessoal”, o vice-governador e secretário estadual de Infraestrutura, Murilo Zauith (DEM), afirmou nesta quinta-feira (24) que a licitação para a retomada das obras será lançada daqui um mês.

A expectativa de Murilo é que as obras durem cerca de 1 ano e que a conclusão da obra emblemática e protagonista de impasse ocorra em 2020. “Estamos conversando com todos os envolvidos porque é uma obra diferenciada, não se mede o orçamento pela verba, mas pela quantidade. São peças de fora, muita coisa importada”, disse.

Ainda de acordo com Murilo, a conclusão da obra é trabalho complexo e, por isso, até comissão precisa ser montada para acompanhar a retomada. “Esse Aquário é um projeto internacional, e quando o arquiteto fez o projeto ele já dimensionou as peças do Aquário, não é como construir um prédio, é uma obra atípica e nem uma empresa do Brasil tem know how [conhecimento] para isso”, disse.

O secretário de Infraestrutura falou sobre o assunto durante a posse da diretoria da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Abandono

Além das obras paradas e impasse judicial que durou todo o ano de 2018, o voltou a ser notícia neste mês, quando pichação foi descoberta na cúpula da estrutura. Empresa contratada pelo Governo e responsável pela segurança foi notificada e procedimento de investigação aberto.

No último fim de semana, novamente o Aquário foi assunto. Dessa vez, grupo de jovens invadiu o canteiro de obras e seguranças precisaram atirar para espantar os jovens. O caso foi registrado na delegacia.