Único do Brasil parado há 3 dias, Detran-MS culpa empresa de informática por ‘apagão’

Há três dias, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) não consegue emitir documentos de veículos, fazer emplacamento, transferência, alienação ou desalienação e liberação de veículos do pátio. O problema, segundo o órgão, é queda de sistema de uma empresa que presta serviço para todo os Detrans do Brasil, no entanto, apenas em Mato Grosso do […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Único do Brasil parado há 3 dias, Detran-MS culpa empresa de informática por 'apagão'
(Foto: Minamar Junior/Arquivo Midiamax)

Há três dias, o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) não consegue emitir documentos de veículos, fazer emplacamento, transferência, alienação ou desalienação e liberação de veículos do pátio. O problema, segundo o órgão, é queda de sistema de uma empresa que presta serviço para todo os Detrans do Brasil, no entanto, apenas em Mato Grosso do Sul a situação persiste.

Em entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (21), o diretor de Tecnologia da Informação do Detran-MS, Robson Roberto Alencar, detalhou que o SNG (Sistema Nacional de Gravames) é o que está fora do ar desde a última terça-feira (19).

A empresa B3 (Brasil Bolsa Balcão) é a proprietária do sistema e, desde que a queda foi registrada em todo o país, foi acionada para regularizar a situação. Ocorre que, segundo Detran, inicialmente constatou-se que em outros estados o problema era a queda de um link da Embratel.

A situação teria sido normalizada em todos os estados, menos em Mato Grosso do Sul, que segue com interrupção em cerca de 2 mil serviços por dia. Em contato com o Detran-MS, a B3 teria afirmado que inicialmente não se tratava de problema nos equipamentos deles.

Até o momento, nenhum técnico da empresa veio a Mato Grosso do Sul analisar os equipamentos instalados no Detran. Os técnicos estaduais fazem monitoramento nos aparelhos, mas a solução definitiva estaria sob responsabilidade da empresa proprietária do sistema de emissão de gravames.

Também segundo o chefe da TI do Detran-MS, a troca dos aparelhos por parte da B3 ainda não teria ocorrido porque a empresa espera um parecer do fabricante, que constataria se o problema é mesmo nos equipamentos.

“Não houve perda de dado nenhum. Uma vez que não tem como acessar a base, então não houve novos registros, inclusões ou alterações. O que foi feito de operação não tem como se perder. O problema são as novas operações que não podem ser feitas””, disse.

Ao Jornal Midiamax, denúncia revelou que os problemas de dados seriam, na realidade, uma manobra usada em supostos atos de perda de dados de registros de veículos. O departamento informa, no entanto, que todos os dados de veículos são arquivados eternamente e que não há perdas.

A procuradoria-jurídica do departamento está tomando providências em relação ao contrato do Detran-MS com a B3. Rescisão da relação entre o departamento e a empresa, segundo o órgão, ocasionaria em volta de registros de papel, o que faria com que o sistema ficasse suscetível a fraudes.

Não há previsão de quando os serviços voltarão a ser oferecidos pelo Detran-MS.

SGN

O SNG permite que instituições financeiras cadastradas, de forma eletrônica, registrem diretamente nas bases dos Detrans a inclusão, alteração, cancelamento ou baixa de gravames restritos à alienação de veículos. Tal sistema foi instituído pela Fenaseg (Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados) com anuência do Denatran.

 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

portela
Retroescavadeira destruiu boa parte da estrutura