Avanço de inativos faz folha de MS crescer mais que a média nacional
O aumento de 12,1% nos gastos com servidores aposentados em Mato Grosso do Sul em 2018 fez a folha de pagamento do funcionalismo estadual registrar crescimento total de 3,9% no período, acima da média nacional que se manteve em 2,9%. Os dados são de levantamento divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O aumento de 12,1% nos gastos com servidores aposentados em Mato Grosso do Sul em 2018 fez a folha de pagamento do funcionalismo estadual registrar crescimento total de 3,9% no período, acima da média nacional que se manteve em 2,9%. Os dados são de levantamento divulgado nesta segunda-feira (15) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) sobre os gastos de pessoal em 23 estados brasileiros.
Segundo o Ipea, o aumento das despesas com aposentados segue tendência nacional de trajetória crescente. Em todo o País, a média de aumento nos gastos com inativos foi de 7,6%. Um dos autores do estudo, o pesquisador Cláudio Hamilton dos Santos explicou que o aumento nos gastos com inativos “reflete o alto número de aposentadorias, fenômeno que já vem ocorrendo há alguns anos”. Ele ressaltou, contudo, que vários estados apresentaram aumento também nos gastos com ativos.
Caminho inverso
Mas, no caso das contratações MS fez caminho inverso e registrou retração de -2,18% nos gastos com funcionalismo em exercício no ano passado. Em todos os estados, a média de contratação de ativos foi de 0,7%. Conforme o levantamento, MS passou de 41.471 servidores ativos em 2017 para 39.900 no ano passado. Já o número de aposentados passou de 25.621 para 26.730. Os pensionistas sul-mato-grossenses, por sua vez, passaram de 4.576 para 5.031 em 2018.
A análise do Ipea foi feita em 23 unidades da federação, pois não foi possível construir indicadores com os dados disponibilizados pelo Amapá, Rio Grande do Norte, Roraima e Piauí. Somados, os 23 estados que incluem MS gastaram mais de R$ 373 bilhões com pessoal em 2018.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.