Após reclamação de prefeitos, TCE destaca ampla defesa e contraditório em processos
Após a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) manifestar que existe um descontentamento geral entre prefeitos por multas ‘excessivas’ aplicadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), o Tribunal informou ao Jornal Midiamax atuar como ‘aliado do bom gestor’ e que todos os procedimentos seguem regulamentação legal com prazo para recur…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Após a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) manifestar que existe um descontentamento geral entre prefeitos por multas ‘excessivas’ aplicadas pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), o Tribunal informou ao Jornal Midiamax atuar como ‘aliado do bom gestor’ e que todos os procedimentos seguem regulamentação legal com prazo para recursos, respeitando o direito à ampla defesa e ao contraditório.
Segundo a Corte de Contas, não há motivo para os prefeitos transgredirem os prazos legais visto que recebem toda orientação em relação ao assunto. Ao assumirem os mandatos, eles passam por atualização e durante os quatro anos têm acesso a suporte do Tribunal com orientações.
O órgão informou ainda que o Estado é dividido em seis jurisdições ficando uma a cargo de cada conselheiro, por meio de sorteio, e o Tribunal percorre cada um dos municípios levando programas de capacitação e esclarecimentos quando há mudança de regimento.
O TCE informou ainda que oferece cursos a distância e mantém sua plataforma online abastecida, contendo material no formato ead (educação à distância) sobre licitações e legislações pertinentes inclusive abertos para toda a sociedade.
Conforme o Tribunal, o trabalho é feito também de forma preventiva porque somente as multas não resolvem os problemas e a intenção é que os prefeitos alcancem nível de excelência na gestão a ponto de não serem mais necessárias as penalidades.
Sobre a reclamação dos prefeitos de que a atuação falha de profissionais que atuam na administração também pode resultar em multa, o TCE explicou que o gestor público tem a responsabilidade de acompanhar o trabalho dos servidores.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.