Pular para o conteúdo
Transparência

Ao lado de Simone Tebet, Moro diz que projeto anticrime está aberto a sugestões

O ministro da Justiça, Sergio Moro, participa de audiência pública na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal, que é presidido pela senadora Simone Tebet (MDB), para discutir o Projeto de Lei Anticrime que encaminhou ao Congresso Nacional. Durante a conversa, o ex-juiz federal afirmou que a proposta está aberta a sugestões […]
Arquivo -
Ao lado de Simone Tebet, Moro diz que projeto anticrime está aberto a sugestões
Ministro da Justiça, Sergio Moro, participa de audiência na CCJ, presidida por (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O ministro da Justiça, Sergio Moro, participa de audiência pública na CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) do Senado Federal, que é presidido pela senadora Simone Tebet (MDB), para discutir o Projeto de Lei Anticrime que encaminhou ao Congresso Nacional. Durante a conversa, o ex-juiz federal afirmou que a proposta está aberta a sugestões e críticas.

A audiência começou na manhã desta quarta-feira (27) e seguiu até o meio da tarde. “O foco dos projetos é o endurecimento em relação à criminalidade mais grave. Estamos abertos a sugestões, críticas e aprimoramentos”, declarou o ministro durante a discussão.

O pacote anticrime, como é conhecido, são formados por três projetos (PL 881/2019, PL 882/2019 e PLP 38/2019), que modificam 14 leis, entre elas o Código Penal (Lei 2.848, de 1940) e o Código de Processo Penal (Decreto-Lei 3.689, de 1941).

Durante sua exposição, o ministro também destacou algumas ações já adotadas pelo governo nos primeiros meses do ano, como a transferência de líderes da facção PCC (Primeiro Comando da Capital) de unidades prisionais de para penitenciárias em outros estados e apontou iniciativas que devem começar a funcionar nos próximos meses, como o Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.

O programa é um projeto-piloto interministerial para tentar reduzir os índices de criminalidade no país. De acordo com Moro, a ideia é que o governo federal firme convênios com estados e municípios para atuar nas cidades com altos índices de crimes violentos, desenvolvendo ações de segurança pública.

O ministro ainda informou que serão escolhidos inicialmente cinco municípios com índices de criminalidade elevados e deve sair do papel no segundo semestre. “O que tem que ser feito é gerar um impacto nessas comunidades especialmente afetadas não só para a questão do bem-estar das pessoas ali residentes, mas igualmente tentar gerar um círculo virtuoso de mudança”, declarou.

A presidente da CCJ ressaltou que a segurança pública é prioridade de dez em cada dez cidadãos brasileiros. “Temos uma pauta extensa de segurança pública nesta comissão. Eu diria que 80% dos nossos projetos estão relacionados à segurança pública”.

Ainda conforme o ministro, a primeira cidade a receber o projeto-piloto Foz do Iguaçu (PR), que faz fronteira com o Paraguai. A ideia, segundo Sergio Moro, é instalar outros centros em regiões de fronteira. (Com assessoria)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Prepare-se: Inmet alerta para chuvas, ventos fortes e geada em MS a partir desta segunda

Funsat retorna do ‘feriadão’ com 2.081 vagas de emprego em Campo Grande

Ópera francesa

Ópera francesa e filme de Béziat celebram a cultura francesa em espetáculo gratuito na UFMS

carta montanhista

Corpo de fotógrafo que morou em Campo Grande é encontrado no Peru

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Brasileira que caiu em vulcão na Indonésia continua desaparecida

Últimas Notícias

Cotidiano

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Ao todo, o leilão oferta 94 motocicletas e 33 automóveis

Brasil

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Governo brasileiro condenou "com veemência" ataques militares de Israel e, mais recentemente, dos Estados Unidos, contra instalações nucleares "em violação da soberania do Irã e do direito internacional"

Cotidiano

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Senhas para troca de recicláveis serão distribuídas ao longo da semana nas duas unidades do Projeto Florestinha

Esportes

Dupla com atleta de MS, George/Saymon conquistam bronze no Rei e Rainha da Praia na Holanda

Com um formato diferenciado, foi finalizado neste domingo (22) a disputa do Rei e Rainha da Praia, realizado na cidade de Utrecht, na Holanda. As duplas campeãs foram a equipe holandesa Brouwer/Van de Velde e a brasileira Vitória/Hege