Política / Transparência

TCE-MS lança ferramenta que agilizará fiscalização de gastos públicos no País

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) criou uma ferramenta capaz de ler e extrair informações em tempo real de todos os gestores públicos do Estado. É o E-EXTRATOR, um aplicativo que será lançado nesta sexta-feira (31) capaz de buscar, de forma inédita, informações diretamente no banco de dados dos […]

Evelin Cáceres Publicado em 31/08/2018, às 11h43 - Atualizado em 01/09/2018, às 08h49

TCE-MS. (Arquivo)
TCE-MS. (Arquivo) - TCE-MS. (Arquivo)

O TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) criou uma ferramenta capaz de ler e extrair informações em tempo real de todos os gestores públicos do Estado. É o E-EXTRATOR, um aplicativo que será lançado nesta sexta-feira (31) capaz de buscar, de forma inédita, informações diretamente no banco de dados dos jurisdicionados (prefeitura e governo), bem como informações de outros bancos de dados, como notas fiscais, Receita Federal, TCU, etc.

Na prática, funciona como uma supervisão. O TCE-MS passa a enxergar com brevidade todas as transações que estão sendo feitas com dinheiro público onde qualquer indício de irregularidade é imediatamente apresentado no painel do Auditor do TCE.

A eficiência do E-EXTRATOR está demonstrada nos primeiros testes feitos com Gastos na Educação, Saúde (Farmácia Básica), os maiores emissores de Nota Fiscal, os laboratórios com o maior volume de venda para o MS, como também o monitoramento das metas do PNE – Plano Nacional de Educação, onde é possível emitir alertas para um prefeito quando o município está em risco de não cumprir as metas estipuladas para educação, possibilitando fazer a correção em tempo hábil.

Com esse desempenho o E-EXTRATOR foi destaque no Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado em Curitiba no mês de outubro de 2017 bem como ganhou espaço para ser apresentado em Congresso de Cibernética e Informática nos Estados Unidos conquistando também o interesse de pesquisadores de outros países tendo 3 artigos aprovados nos EUA.

Lançamento

A efetividade da nova ferramenta agora começa atrair o interesse de outras Cortes do País. Nesta sexta-feira, dia 31 de agosto, dez presidentes e técnicos de Tribunais de Contas do Brasil, vem a Mato Grosso do Sul para conhecer o uso do E-EXTRATOR. A apresentação técnica está agendada para as 13h na sala de reunião da presidência com oportunidade para a imprensa obter as informações sobre essa inovação do TCE-MS que dará mais amplitude e rapidez para a fiscalização e controle dos gastos públicos no País.

(Com informações da assessoria)

Jornal Midiamax