Suspenso termo que previa mais 12 anos de concessão

O (Tribunal de Contas do Estado) aceitou parcialmente o recurso da concessionária  em processo que analisa legalidade de prorrogação da concessão até o ano de 2060. Com a decisão, o contrato de concessão entre a empresa e a Prefeitura de tem validade legal até 2048. Obras de pavimentação asfáltica em pelo menos 30 bairros da Capital estavam suspensas diante do impasse.

Em sessão na tarde desta quarta-feira (11), os conselheiros analisaram o recurso de agravo da concessionária depois de ter adiado a decisão por duas vezes. Na decisão em caráter liminar de outubro do ano passado, os aditivos que previam a prorrogação do contrato até 2060 foram suspensos.

Na sessão de hoje, o conselheiro Ronaldo Chadid, que havia pedido vistas e adiado a decisão no início de março, votou em prover totalmente o recurso da Águas, dando legalidade à prorrogação do contrato.

O relator do processo, conselheiro Osmar Jeronymo, manteve o voto anterior, decidindo por liberar apenas um dos dois aditivos do contrato. A maioria dos conselheiros acompanharam o voto de Jeronymo, mantendo suspenso, dessa forma, o 3º aditivo do contrato.

Na prática, o TCE manteve suspenso o termo que previa a prorrogação da concessão por mais 12 anos. A liberação dos conselheiros só ocorreu para o aditivo que previa 18 anos a mais na concessão, fazendo com que a concessão tenha validade até o ano de 2048, e não 2060 como o definido em 2012, quando os aditivos foram assinados.

TCE aceita parcialmente recurso da Águas e concessão vale até 2048

Entenda o caso

Em outubro de 2017, o TCE suspendeu, por meio de uma liminar, os aditivos de contrato firmados em abril de 2012 entre a Prefeitura de Campo Grande e a Águas Guariroba. Os aditivos permitiam a prorrogação do contrato de 2030 para 2060. A empresa também deveria, até 2026, universalizar o serviço de esgoto no município, conforme estipula o Marco Regulatório do Saneamento Básico (Lei Federal 11.445/07), que obriga que os municípios universalizem o sistema de esgoto.

De acordo com a Águas Guariroba, atualmente, cerca de 20% dos domicílios ainda não são atendidos pelo serviço de esgoto. Todavia, o índice já supera a meta de 70% de fornecimento do serviço, conforme descreve o contrato original, assinado em 2000.