A Prefeitura de foi recomendada pelo MP-MS (Ministério Público Estadual) a reformar novamente a ponte sobre o Córrego Ceroula, que liga o município a Terenos na MS-080. Segundo o órgão, a ponte teria passado por uma reforma “insatisfatória”.

Isso porque o procurador-geral do município de Terenos, Rubens Batista Vilalba, teria acionado o órgão em 2013, alegando que a ponte estava em péssimo estado de conservação, apresentando riscos de desabamento e morte de transeuntes.

O MP-MS então fez vistorias no local, e constatou que a ponte estava “muito deformada”, havendo “peças soltas, desalinhadas, trincadas, quebradas, faltando trechos, rachadas e lascadas”, além de vigas de madeira em “processo avançado de apodrecimento”.

Em 2014, a Prefeitura fez uma reforma da ponte de 33 metros, que custou cerca de R$ 136,1 mil aos cofres públicos. Entretanto, nova vistoria feita em setembro do ano passado constatou que ainda haviam problemas no local.

Segundo o relatório das vistorias, a ponte possui ainda algumas peças de madeira apodrecidas, quebradas, e algumas até com aspecto de que foram queimadas, formando aberturas no assoalho da passarela.

De acordo com o MP-MS, não há risco imediato de desabamento, porém, as aberturas geradas pelas peças quebradas e apodrecidas “oferecem risco de queda a pedestres e animais que passam pela ponte”.

Recomendação

O promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri, da 31ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, recomendou que o prefeito Marquinhos Trad (PSD) e o secretário de Obras da Prefeitura, Rudi Fiorese, determinem a execução de nova reforma sobre a ponte.

De acordo com o promotor, a nova reforma deve conter projeto com planilha de custos, detalhando quais peças serão substituídas, com registros fotográficos de todos os itens executados na obra.

Segundo o promotor, a Prefeitura tem 30 dias para informar se irá cumprir ou não a recomendação. Caso as solicitações não sejam atendidas, o MP-MS alerta que podem interpor as “medidas administrativas e judiciais cabíveis”.