Com falta de livros, escola copia apostilas e MP-MS aponta qualidade ‘duvidosa’
Órgão pede intervenção de SED e compra de livros
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MP-MS (Ministério Público Estadual) oficiou a SED (SEcretaria de Estado de Educação) para que regularize a situação de uma escola estadual localizada no município de Ivinhema, onde por falta de livros didáticos, alunos estariam usando cópias de apostilas com qualidade de conteúdo “duvidosa”.
As informações constam em uma recomendação publicada pela promotora de Justiça Juliana Martins Zaupa. As investigações tiveram início após a mãe de um aluno relatar os problemas ao MP-MS.
De acordo com a promotora, não há livros didáticos o suficiente para a demanda de alunos da Escola Estadual Reynaldo Massi. “O ensino tem se dado com base em cópias de apostilas, cuja qualidade do conteúdo é duvidosa, dada a escassez de material didático de qualidade”, alega.
Segundo o MP-MS, cabe à SED regularizar a situação, tanto orientando professores sobre a escolha e utilização dos livros, quanto monitorando a distribuição correta dos mesmos, e suprindo o déficit de livros em escolas por meio do remanejamento daqueles não utilizados em outras unidades.
“A ausência de materiais didáticos […], além de comprometer o nível do aprendizado, consiste uma afronta ao maior de todos os direitos sociais, que é a cidadania, porque esta se qualifica e se consolida com a melhora do nível cultural e educacional das pessoas”, diz a promotora.
O MP-MS também oficiou o FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento à Educação), para que realize a aquisição de exemplares adicionais para a Escola e garanta o padrão de qualidade do material de apoio, conforme solicitação anterior da SED.
Caso Escola, Secretaria e Fundo Nacional descumpram as recomendações no prazo de 40 dias, o Ministério Público alerta que pode “adotar as medidas judiciais cabíveis”, podendo inclusive bloquear bens dos autuados.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Operação apreende 238 animais criados de forma ilegal em MS
Estavam soltos em áreas do município e em seu entorno
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.