A AL-MS (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) realizará no próximo dia 20 de novembro, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. A sessão começa às 19h30, no Plenário Deputado Júlio Maia.

Assembleia comemora Dia da Consciência Negra em sessão solene
Sessão realizada em 2017 (Foto: Victor Chilemo/AL-MS)

Durante o evento personalidades representantes da luta contra o racismo serão homenageados com a entrega da comenda do mérito legislativo Zumbi dos Palmares, de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), quem propôs a realização da sessão.

Escolha da data comemorativa

O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro por ter sido a data em que Zumbi dos Palmares, herói negro que lutou pela libertação dos negros escravizados, morreu. Seu nome ficou conhecido por representar a luta e defesa por paz, liberdade, igualdade e pelo combate ao racismo.

No MS, a escolha do dia para realização da sessão solene na AL-MS (20/11), é alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Lei Federal 10.639/2003.

Em âmbito estadual, a data comemorativa foi instituída por meio da Resolução 36/2009, de autoria do deputado estadual Amarildo Cruz (PT).