Depois de novas matérias publicadas pelo Jornal Midiamax com flagras de irregularidades envolvendo as chamadas (Empresas Credenciadas de Vistoria), terceirizadas do (Departamento Estadual de Trânsito), o sindicato dos servidores do órgão emitiu nota alertando que não há fiscalização do prestado por estas empresas.

“Ao terceirizar o serviço, o DETRAN não tem o controle total sobre os veículos que possam apresentar irregularidades em motores e chassi, por exemplo”, destacou o presidente do -MS (Sindicato dos Servidores do Detran), Octacílio Sakai.

O próprio corregedor do Detran-MS, delegado Fernando Villa de Paula, foi flagrado em vídeo se negando a receber informações sobre possíveis indícios de ilegalidade no serviço de inspeção veicular, e chegou a tecer acusações contra o autor das denúncias.

“O controle de veículos é muito importante para a sociedade, uma vez que o roubo e furto de veículos em nosso país é assustador. Contudo esse problema não é de interesse do Governo do Estado, já que não se atenta a uma fiscalização presente das empresas credenciadas para vistoria”, emendou Sakai.

Para o sindicato, o valor maior cobrado pelas terceirizadas para realizar o serviço de vistoria, em relação ao cobrado na sede do Detran-MS, evidencia suposto favorecimento das ECVs. O Sindetran também defende que, por ser considerado serviço essencial, a vistoria deveria ser executada por um agente público.