Pular para o conteúdo
Transparência

Ação quer salários de volta e exoneração de fiscal que passou em concurso ‘suspeito’ da Sefaz-MS

Uma ação dos promotores Luiz Antônio Freitas de Almeida e Humberto Lapa Ferri, da 60ª e 31ª Promotorias de Justiça, pede a nulidade da nomeação de um concursado da Sefaz-MS (Secretaria Estadual de Fazenda de Mato Grosso do Sul) e devolução de salários do mesmo por suspeita de vazamento das provas do concurso para o […]
Arquivo -

Uma ação dos promotores Luiz Antônio Freitas de Almeida e Humberto Lapa Ferri, da 60ª e 31ª Promotorias de Justiça, pede a nulidade da nomeação de um concursado da Sefaz-MS (Secretaria Estadual de Fazenda de Mato Grosso do Sul) e devolução de salários do mesmo por suspeita de vazamento das provas do concurso para o candidato.

O candidato e a Fapec (Fundação de Apoio à Pesquisa e à Cultura) também deverão realizar pagamento de indenização por dano moral coletivo, em razão da lesão ao patrimônio público no seu aspecto moral, “ante a diminuição da confiança e perda de credibilidade na seriedade do concurso e das instituições estatais”.

O próprio concurso é objeto de outra ação, que pede a nulidade completa do certame. Após desistência da Defensoria Pública, a promotora de Justiça Paula da Silva Volpe assumiu as investigações, que apontaram diversas irregularidades na realização do concurso.

A Ação Civil Pública, autos nº 0842204-62.2013.8.12.0001, porém, foi julgada improcedente, tendo o Ministério Público Estadual, por intermédio do Promotor de Justiça Humberto Lapa Ferri, e a Ordem dos Advogados do Brasil apelado do resultado, sem decisão ainda do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. A presente Ação Civil Pública será levada ao conhecimento do TJMS como fato novo, uma vez que o vazamento da prova não era objeto da ação.

Os professores de um curso particular chegaram a gravar um vídeo no Youtube antes da prova afirmando as suspeitas de vazamento por conta de perguntas muito específicas feitas pelo candidato em questão.

A questão de raciocínio lógico caiu na prova realizada no período matutino, de modo que os professores mencionaram qual seria a questão de informática que cairia na prova da tarde, apresentando já a alternativa correta no próprio vídeo.

Após solicitação à plataforma online, ficou provado que os professores transmitiram o vídeo durante a prova realizada no período da tarde, de modo que não seria racionalmente possível explicar como os professores acertaram a questão de informática e a alternativa correta sem que houvesse o vazamento do caderno da prova. A decisão judicial em face da Google foi proferida pelo Juiz de Direito David de Oliveira Gomes Filho.

O vazamento da prova da SEFAZ é objeto da Ação Penal, autos n. 0030480-60.2014.8.12.0001. O Inquérito Civil n. 50/2014 segue em trâmite, uma vez que o Ministério Público Estadual tenta descobrir a fonte do vazamento, a fim de propor a cabível ação de improbidade administrativa em face de todos os envolvidos.

(Com informações do MPMS)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Ação troca materiais recicláveis por alimentos de hortifrúti em Campo Grande

Últimas Notícias

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros

Polícia

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Homem de 34 anos é acusado por violência doméstica praticado contra ex-namorada na saída de academia. Vídeo flagrou ação

Esportes

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Brasileiras calam torcida da casa em atuação inspirada de Ana Cristina