Presidente do Detran foi detido nesta terça

Presidente do Sindetran-MS (Sindicato dos Servidores do ), Octacílio Sakai Junior disse, nesta terça-feira (29), que a entidade há muito tempo denuncia a terceirização no órgão, por meio de contratos milionários para fazer serviços que, segundo ele, poderiam ser executados pelos servidores do próprio departamento.  

Entre essas terceirizações desnecessárias, segundo ele, está o serviço de vistoria. “Antes não cobrava vistoria, lembra? Hoje é uma das mais altas. Por que estão onerando o cidadão? A partir do momento que começaram a terceirizar, o cidadão passou a pagar a conta. O serviço podia ser feito pelos servidores do Detran. Pode demorar mais, mas no Detran são feitas todas as checagens legais. Será que uma empresa privada está preocupada com o serviço ou com o lucro?”, questiona.

O (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) deflagrou, na manhã desta terça, a Operação Antivírus, e cumpriu uma série de mandados na sede do Detran-MS. Entre os detidos está o presidente do departamento, Gerson Claro, e o ex-deputado Ary Rigo. O alvo das investigações são contratos de informática celebrados entre empresas e o Poder Público.

Sakai também acredita que existe um excesso de cargos comissionados no departamento. São servidores com indicação política e que não precisaram passar por um concurso público. No Detran existem cerca de 250 servidores comissionados e quase 800 estatutários.

O presidente sindical disse ainda ter esperança que a sociedade brasileira saia ganhando com a operação do Gaeco e a fiscalização do Ministério Público. “Como cidadão, além de servidor, fico contente [com a operação]. A sociedade brasileira está vivendo uma fase crítica. É muita corrupção. A gente espera que realmente as coisas comecem a mudar”.