Dinheiro privado em obras públicas ganha regra 4 anos após virar lei em MS
Ideia é priorizar modernização dos modais de transporte
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Ideia é priorizar modernização dos modais de transporte
O governo de Mato Grosso do Sul deliberou nesta terça-feira (27) as diretrizes do PROPPP-MS (Plano Estadual de Parceria Público-Privada) para o ano de 2017. A ideia já tinha virado lei em dezembro de 2012, contudo, somente agora, quatro anos depois, é que entra em vigor.
A PPP, segundo a regra nacional, é um contrato de prestação de obras ou serviços não inferior a R$ 20 milhões, com duração mínima de cinco e no máximo 35 anos, consolidado entre empresa privado e o governo federal, estadual ou municipal.
A empresa entra com o dinheiro e o governo com alguma contrapartida, renúncia fiscal, por exemplo.
“O governo demorou demais para impor este plano que, para mim é a única forma de trazer recurso para Estado. Não vejo uma outra alternativa senão esta, a PPP”, disse o entusiasta com o propósito estadual, o economista Paulo Salvatore Panzini.
O PROPPP é praticado há tempos, e com sucesso, no Estado de Minas Gerais, onde o plano entra em projetos que permitiram a pavimentação de estradas e até projeto de reformas de presídios.
De acordo com PROPP-MS, publicado na edição desta terça, no Diário Oficial do Estado, a ideia é, priorizar áreas como saneamento básico: implantação, expansão, reabilitação, operação e manutenção de esgotamento sanitário.
Além disso, a proposta deve privilegiar a infraestrutura, como implantação, recuperação e modernização dos modais de transporte, manutenção de rede de telecomunicações por infovia digital.
Pelo publicado, o projeto, que permite o ingresso de capital privado para a implantação de infraestrutura dos serviços públicos, que já vale a partir de hoje, será comandado pelo presidente do Conselho Gestor do PROPPP-MS, Eduardo Ridel, o secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégia.
Embora a publicação da proposta nesta terça, Ridel ainda não informou se já há empresários que se manifestaram interesse em algum projeto específico.
Notícias mais lidas agora
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
Últimas Notícias
Prefeitura de Bataguassu autoriza contratação emergencial de serviços de limpeza e manutenção da cidade no valor de R$ 1,1 milhão
Em dispensa emergencial de licitação, a empresa Morhena Coleta e Logistica Ambiental LTDA prestará os serviços na cidade
Criança se recupera há duas semanas de 1,1 mil picadas de abelha
Criança está internada em Campo Grande
Homem é morto após discutir com ex-mulher e ameaçar esfaqueá-la em Corumbá
Vítima invadiu casa da ex e a ameaçou com uma faca, mas foi contido por casal
Prefeitura da Capital confirma seis novas ambulâncias para atendimentos do Samu
Veículos fazem parte de compromisso firmado com Ministério da Saúde em 2021
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.