Medição é do MPF e foi divulgada nesta quarta-feira

Após amargar o último lugar entre os portais da transparência de todo o Brasil com nota 1,4, Mato Grosso do Sul subiu a avaliação para 9,10, conforme o Ranking da Transparência do MPF (Ministério Público Federal) passando para a 10ª colocação. Na primeira fase, divulgada em dezembro do ano passado, o órgão havia avaliado o site elaborado na gestão do ex-governador do Estado, André Puccinelli (PMDB).

A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de 0 a 10. Nesta quarta-feira (8) foram publicados os novos números, referentes à segunda parte do projeto de autoria da Câmara de Combate à Corrupção do MPF. Foram aferidos sites de 5.567 municípios, 26 estados e do Distrito Federal. De forma geral, ainda segundo o levantamento, Mato Grosso do Sul teve evolução de 550% levando em conta as páginas eletrônicas de todas as cidades.

Ceara, Espírito Santo e Rondônia dividem o 1º lugar no pódio, todos com notas 10. Goiás e Tocantins vêm logo em seguida com 9,80 e Santa Catarina e São Paulo depois com 9,70. A avaliação se baseou em questionário desenvolvido Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e Lavagem de , que selecionou as principais exigências legais e itens considerados “boas práticas”.

A análise mensura o grau de cumprimento de leis referentes à transparência no Brasil, numa escala que vai de zero a dez. Na primeira análise dos portais, em 2015, apenas sete municípios e um estado conquistaram nota 10 na avaliação. Já nesta segunda análise, o número de municípios com a nota subiu para 120, enquanto o de estados subiu para três.

MS – Em outubro do ano passado o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), lançou o que substituiu o da antiga gestão. Na página é possível consultar a remuneração de cada servidor, além de acompanhar o andamento de processos licitatórios, entre outras funções.