Contrato com a Solurb é questionado

Vídeo que circula nas redes sociais mostra o prefeito de , Alcides Bernal (PP), e alguns integrantes do primeiro escalão, em um suposto encontro no Paço Municipal, no sábado (5). Eles teriam se reunido com um empresário do ramo de de São Paulo e tratado sobre uma possível substituição da Solurb, atual concessionária responsável pela coleta na cidade.

Nas imagens, é possível identificar o prefeito, o secretário da Seplanfic (Secretaria de Planejamento, Finanças e Controle), Disney Fernandes e Odimar Marcon, chefe de gabinete, e um homem ainda não identificado.

Também aparece na gravação o empresário Thiago Verrone. Ele é autor de ação popular contra a Solurb – o empresário questionou o contrato entre a empresa e a Prefeitura na Justiça – e teria extorquido a empresa para desistir as ações. Segundo o MPE, Verrone procurou representantes da empresa para fechar um acordo em troca da retirada das ações.

Questionado sobre o encontro, Disney confirmou que houve reunião no sábado passado, mas para tratar de assuntos financeiros a respeito da área de saúde.“Posso garantir que essa questão de lixo não foi tratada. Passei o dia na Prefeitura, sai por volta das 19 horas”, disse. Chovia bastante no dia, como é possível ver nas imagens, inclusive, este também teria sido o assunto pautado. “O prefeito saiu para fazer vistoria e voltou”.

Sobre a presença de Thiago Verrone, Disney disse, apenas, que não tem conhecimento do vídeo e que não participou de qualquer encontro com ele. A gravação mostra também um homem de camisa social clara, que seria o empresário paulista.

Procurado via telefone, Thiago afirmou que não viu o vídeo, disse que estava saindo de Campo Grande para uma viagem e que era para procurar seu assessor. Questionado, novamente, sobre ter participado de alguma reunião na Prefeitura, para tratar sobre a coleta de lixo, o empresário disse somente para procurar seu advogado.

Contrato

Recente laudo da Polícia Federal afirma, dentre outras coisas, que a Solurb não tinha sequer capital mínimo suficiente para assumir o serviço de coleta de lixo de Campo Grande. Antes disso, a Prefeitura de Campo Grande abriu uma auditoria interna para analisar o contrato, uma vez que a empresa paralisou o serviço por duas vezes, alegando falta de repasse financeiro do Executivo Municipal. A análise do laudo e da auditoria resultará em alguma ação, que, pode, segundo Bernal, a rescisão do contrato. O anúncio será feito na segunda-feira (14).