Política / Transparência

Reinaldo lança Portal e faz campanha para população acompanhar gastos

Portal da Transparência está no ar nesta quinta-feira 

Evelin Cáceres Publicado em 29/10/2015, às 14h57

None
reinaldo.jpg

Portal da Transparência está no ar nesta quinta-feira 

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) colocou no ar nesta quinta-feira (29) uma das suas promessas de campanha, o novo Portal da Transparência do governo de Mato Grosso do Sul, com detalhes de despesas, receitas, contratos e folha de pagamento nominal de todos os servidores, efetivos ou comissionados.

Durante coletiva, o governador destacou que a partir desta quinta, circularão nas televisões e praças de grande movimentação a campanha Transparência Total, para incentivar a população a acompanhar o gasto do dinheiro público.

“Pensando em tornar fácil o acesso à população, a linguagem usada é simplificada, com layout atrativo para a população e sem custo nenhum para o governo, já que foi desenvolvido pelos próprios servidores”. Reinaldo também destacou que o Portal não tem “pegadinhas”, citando o site anterior, colocado no ar pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB), que usava códigos de cargos para apresentar os salários.

“Neste novo portal, quem quiser pode procurar pelo nome do servidor, CPF, ou olhar a lista completa de funcionários da secretaria e verificar quanto cada servidor recebe no governo do Estado”, destacou.

Secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel destacou que o site foi feito a “várias mãos” e que uma segunda versão já está em processo de construção. “Estamos melhorando a versão que já está no ar e, quanto mais a população usar, mais dicas teremos de como facilitar o acesso”.

Para facilitar o trabalho com os dados públicos, é possível filtrar as buscas e realizar o download das planilhas em Excel. Dados das gestões anteriores permaneceram como estavam e foram migrados para o site por meio de um hiperlink.

Outra novidade apresentada pelo Portal é o “Fale Conosco”, que manterá uma equipe online para suporte técnico e retirada de dúvidas para a população. 

Jornal Midiamax