Política / Transparência

Receita libera hoje consulta ao penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda 2015

Os contribuintes que ficarem fora das duas listas é porque caíram na malha fina

Midiamax Publicado em 10/11/2015, às 13h05

None
veja-como-garantir-a-maior-restituicao-possivel-do-imposto-de-renda-2015.jpg

Os contribuintes que ficarem fora das duas listas é porque caíram na malha fina

A Receita Federal libera hoje (10) a consulta ao sexto e penúltimo lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física 2015 (IRPF 2015). A partir das 9 horas de hoje, está disponível a consulta ao lote que contempla 2.107.191 contribuintes, totalizandomais de R$ 2,3 bilhões.

Segundo o supervisor do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, ocrédito bancário será feito no dia 16. Os dois últimos lotes regulares foram programados, como em todos os anos, para novembro e dezembro.

Os contribuintes que ficarem fora das duas listas é porque caíram na malha fina por erros ou omissões na declaração.

A consulta estará disponível na página da Receita na internet ou por meio do Receitafone (146). A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones que permite o acompanhamento das restituições.

Os contribuintes que não foram listados nos lotes anteriores de restituição e têm dúvida sobre os dados enviados devem verificar no extrato de processamento da declaração se não há pendência ou inconsistências que causem a retenção na malha fina.

O procedimento pode ser feito no Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). A Receita disponibilizou na internet um passo a passo para quem não é cadastro e deseja fazê-lo.

“É importante que as pessoas olhem o extrato para ver as pendências. Pode ser que, corrigindo, entrem no próximo lote, principalmente os que fizeram a declaração logo no começo e até agora não saíram em nenhum lote de restituição”, disse Joaquim Adir.

A restituição ficará disponível durante um ano. Se o resgate não for feito no prazo, deverá ser requerido por meio do Formulário Eletrônico – Pedido de Pagamento de Restituição , ou diretamente no e-CAC , no serviço extrato de processamento, na página da Receita na internet. Para quem não sabe usar os serviços no e-CAC, a Receita disponibiliza um vídeo com instruções.

Jornal Midiamax