Nova lei determina divulgação dos salários de todos os servidores estaduais
Relação nominal deverá ser divulgada no site do governo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Relação nominal deverá ser divulgada no site do governo
O poder público de Mato Grosso do Sul passará a divulgar na internet o quanto ganha cada um dos servidores do Estado – são quase 70 mil só no Executivo. É o que prevê alteração na lei estadual de acesso à informação, publicada nesta segunda-feira (21).
A lei número 4.720, que passa a vigorar a partir de hoje, altera trechos da lei número 4.416, de 16 de outubro de 2013 – esta por sua vez disciplina as regras estaduais de acesso à informação. Até então, a legislação determinava a publicação de uma tabela de remuneração dos cargos e funções.
No entanto, agora, os poderes estaduais, incluindo MPE (Ministério Público Estadual), TCE (Tribunal de Contas do Estado) e Defensoria Pública, são obrigados a garantir, “independentemente de requerimento”, divulgação na internet do “nome, matrícula, remuneração e subsídio recebidos por ocupantes de cargo, posto, graduação, função e emprego público, incluindo auxílios, ajudas de custo, jetons, indenizações e outros valores pagos a qualquer título”.
Ainda segundo a mudança, a obrigatoriedade vale para “proventos de aposentadoria, reforma, reserva e pensões de ativos e inativos e os descontos legais, inclusive informação sobre a aplicação da limitação ao teto constitucional, com identificação individualizada do beneficiário e do órgão ou unidade na qual, efetivamente, presta serviços”.
Na alteração publicada nesta segunda, fica prevista que a divulgação das informações segue regras de respeito à intimidade, à vida privada, à honra e à imagem das pessoas. O sigilo neste sentido é válido por 100 anos.]
Clique aqui para ver a lei de 2013 – na página 3 – e aqui para ver as mudanças que passam a valer a partir desta segunda – na página 1.
Para acessar o Portal da Transparência do Estado, clique aqui.
Onda transparente
Este ano, divergências em números de um lado e de outro, durante a greve dos professores da rede municipal de Campo Grande, deu início a uma ‘onda transparente’ na Prefeitura da Capital. Maior transparência foi, também, promessa do governador, Reinaldo Azambuja (PSDB), ainda durante a campanha de 2014.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Edmilson atrapalha o romance entre Dhu e Wagner: Resumo Mania de Você, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Madalena exige dinheiro que Osmar roubou de sua família: Resumo Volta por Cima, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Bia destrói fotos tiradas por Beto para a campanha: Resumo Garota do Momento, capítulo do dia 14/12/2024
Confira resumo de capítulo que vai ao ar neste sábado (14)
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.