MPF é contra projeto de repatriação de recursos não declarados no exterior

Projeto está na contramão das medidas contra corrupção

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto está na contramão das medidas contra corrupção

O MPF (Ministério Público Federal) enviou uma nota técnica ao Congresso Nacional sugerindo a rejeição do Projeto de Lei 2.960/2015, de autoria do Poder Executivo, que institui regime especial para a regularização cambial e tributária de recursos, bens ou direitos de origem lícita não declarados, remetidos, mantidos no exterior ou repatriados por residentes no Brasil.

A proposta chegou a ser pautada pelo Plenário da Câmara na semana passada, mas a votação foi adiada e o projeto seria apreciado na quarta-feira (4), quando foi encaminhada a nota. De acordo com o MPF, a proposta legislativa está na contramão dos anseios da sociedade e das medidas contra a corrupção lançadas pelo MPF.

Elaborada pela Secretaria de Relações Institucionais do Gabinete do Procurador-Geral da República, a nota alerta que o projeto “prevê uma janela de impunidade que poderá ser uma verdadeira blindagem a favor dos criminosos e investigados nas grandes operações contra a corrupção em andamento no Brasil”, apesar de não haver impedimento normativo à adoção do regime de regularização proposto.

Segundo o documento, se a intenção do governo é aumentar sua receita por meio da proposta, o melhor caminho é aperfeiçoar mecanismos de fiscalização e controle, bem como repatriar, de fato, os valores ilegais que estão no exterior. O projeto, no entanto, visa simplesmente regularizar esse dinheiro que está fora sem a garantia de que ele trazê-lo de volta ao Brasil.

Além disso, a nota destaca as sugestões de alterações legislativas apresentadas pelo MPF com o objetivo de aprimorar o combate à corrupção e diminuir a impunidade. Lançada em 27 de julho, a Campanha 10 medidas contra a Corrupção busca reunir 1,5 milhão de assinaturas para que as propostas sejam levadas ao Congresso Nacional por meio de projeto de lei de iniciativa popular. 

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados