Governo do Estado veta ‘bolsa leite’ aprovada pela Assembleia Legislativa
Projeto previa distribuição a famílias de baixa renda
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Projeto previa distribuição a famílias de baixa renda
O governo de Mato Grosso do Sul vetou o Programa Leite Infantil, aprovado pela Assembleia Legislativa, que previa distribuição de leite a famílias de baixa renda. É a segunda vez em dois anos que matéria semelhante é barrada pelo Executivo.
A proposta, aprovada no dia 27 de outubro pelos deputados, é distribuir a famílias com renda de até um salário mínimo 1 litro de leite diariamente, comprado preferencialmente de pequenos produtores. O projeto foi apresentado por Marquinhos Trad (PMDB), Felipe Orro (PDT), Lídio Lopes (PEN) e Zé Teixeira (DEM).
No texto do veto, publicado nesta quinta-feira (19) no Diário Oficial do Estado, o governo argumenta que, “apesar de imbuído de nobre propósito”, o ‘bolsa leite’ é inconstitucional, por tratar de matéria de competência exclusiva do governador. Em 2013, ideia com o mesmo teor foi apresentada e vetada totalmente pelo mesmo motivo, de acordo com as explicações oficiais.
É que o Poder Legislativo não pode impor ao governador a implantação de uma política pública. Além disso, medida neste sentido obrigaria o governo a mexer no orçamento, o que também é inconstitucional: “ocorre, todavia, que a Assembleia Legislativa não pode votar e aprovar leis que desorganizam a programação orçamentária do Estado, frente às consequências desastrosas que podem acarretar aos cofres públicos, podendo inviabilizar os projetos já em execução”, detalha o veto.
Notícias mais lidas agora
- Moradores do Novos Estados vivem momentos de tensão após queda de árvore
- Horário eleitoral do 2º turno começa hoje; confira como ficou a grade de exibições em MS
- Mergulhador é contratado para furtar peixes de empresa avaliados em mais de R$ 1 milhão em MS
- Mulher é esfaqueada no tórax pelo marido e encontrada ensanguentada em frente de casa em MS
Últimas Notícias
Marido chama socorro após homem chegar em casa esfaqueado no rosto no Jardim Tijuca
Vítima estava com sinais de embriaguez
Rapaz é esfaqueado no abdômen por dupla durante assalto em Campo Grande
Bandidos levaram a mochila do rapaz
Curtindo o feriado? Saiba o que abre e o que fecha em Campo Grande neste sábado
O feriadão altera o funcionamento em repartições públicas e serviços em Campo Grande. Neste sábado (12), dia da Padroeira Nossa Senhora Aparecida, confira a lista do Jornal Midiamax destacando que abre e o que fecha. Comércio Até este sábado, a Fecomércio-MS (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de MS) informou que o comércio…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.