Encontro está marcado para quarta-feira 

Os deputados que compõe a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da /Energisa participam de reunião em Brasília, na quarta-feira (22). Os parlamentares se reúnem primeiro com a bancada federal, ao meio-dia, e com a Aneel (Agência Nacional de ) para discutir a investigação e entregar os ofícios que são direcionados para agência, às 17 horas.

Alguns ofícios já foram encaminhados na quinta-feira (16) e, a partir do recebimento dos mesmos, os órgãos têm 15 dias para entregar as respostas. Depois, será feita a análise dos documentos pelos integrantes da comissão e início das oitivas da CPI. Os parlamentares não estipulam prazo para que as investigações comecem, mas lembram que têm 120 dias regimentais para conclusão da apuração.

Há ofícios com pedidos de informação a Receita Federal, Procurador-Chefe da República, Assembleia do Tocantins (que conduziu a CPI da Celtins, investigando o Grupo Rede Energia S/A), Junta Comercial de Mato Grosso do Sul e de São Paulo, CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Também há pedido ao Banco Central para quebra de sigilo bancário dos supostamente envolvidos.

Da Aneel, os parlamentares querem auditoria na íntegra, relatório de intervenção, cópia da concessão e contrato de compra e venda da Enersul.

Segundo relatório da auditoria feita pela PWC, teria ocorrido rombo de ao menos R$ 700 milhões e 35 pessoas teriam se beneficiado. A investigação parlamentar vai apurar denúncia e documentos no período de 2010 a 2015.

Os integrantes da CPI, deputados Paulo Correa (PR), Beto Pereira (PDT), Marquinhos Trad (PMDB), Onevan de Matos (PSDB) já confirmaram que vão participar da reunião na quarta-feira.