CNJ aprova ampliação de número de desembargadores para o Tribunal Regional do Trabalho
Tribunal terá mais um magistrado, segundo parecer
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Tribunal terá mais um magistrado, segundo parecer
O Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, sediado em Campo Grande, deve ganhar mais um desembargador e dez servidores. A criação dos cargos foi autorizada esta semana pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que emitiu parecer favorável ao pedido feito pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho para aumentar o quadro funcional de sete tribunais de pequeno porte do país.
Os tribunais em questão têm atualmente oito desembargadores e passam agora a ter nove, além de mais 10 servidores, sete analistas e três técnicos judiciários para compor o gabinete do magistrado.
De acordo com o presidente do TRT/MS, desembargador Nery Sá e Silva de Azambuja, essa é uma conquista desejada há muitos anos pelo Tribunal. Ele cita o fato de, nos últimos dez anos, o Tribunal ter ampliado de 13 para 26 o numero de varas, sem que houvesse incremento da estrutura do 2º grau.
Em 22 anos de instalação em Mato Grosso do Sul, essa é a primeira vez que o quadro de desembargadores será aumentado.
O parecer do CNJ que aprovou a ampliação de vagas indica que sob o ponto de vista orçamentário não há impedimento para a criação das vagas. “Os tribunais regionais do Trabalho das 14ª, 16ª, 19ª, 22ª, 23ª e 24ª Regiões dispõem de margem de expansão para despesas com pessoal e encargos sociais, em relação ao limite estabelecido na LRF, que comporta o impacto orçamentário-financeiro decorrente do provimento dos cargos efetivos ora propostos”.
Agora, o anteprojeto de lei será encaminhado ao Poder Legislativo para aprovação da lei que autoriza a criação dos novos cargos. Após a tramitação na Câmara e no Senado Federal, o projeto segue para a sanção da Presidente da República.
Números
Segundo os dados divulgados pelo Tribunal, em 2014, cada desembargador do Trabalho de Mato Grosso do Sul recebeu 1.682 processos, em média. A produtividade foi de 97,5%, superior à média nacional de 90,8%. O prazo médio entre o recebimento e o julgamento do recurso ficou em 64 dias, resultado que qualificou o Tribunal da 24ª Região como um dos mais céleres do país no ano passado, conforme divulgado.
Além dos oito magistrados da 2º instância, o quadro do TRT/MS é formado por 51 juízes de Primeiro grau e 555 servidores efetivos.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.