Relação traz 30 nomes e respectivos vencimentos; confira

Cinco dias depois do desafio lançado pelo Jornal Midiamax, a Câmara Municipal de divulgou lista, na manhã desta terça-feira (30), com os salários dos 29 vereadores. A relação (clique no link para ver), referente à folha de junho, traz o valor do subsídio dos parlamentares, descontos e o valor líquido recebido por eles.

Na lista não há especificação quanto a valores descontados – cada parlamentar tem direito a subsídio mensal de R$ 15.031,76, além de outros R$ 8,4 mil a título de verba indenizatória, este segundo valor não consta como remuneração. Além dos previstos em lei, como de INSS (previdência social) e IRRF (imposto de renda), os vereadores podem ter reais abatidos por conta de empréstimos, pensões ou licença do trabalho, por exemplo.

Apesar de ter 29 vereadores, a lista traz 30 nomes. Isso porque o atual secretário municipal de Saúde, Jamal Salem, optou pelos vencimentos de vereador – cargo para o qual foi eleito em 2012, pelo PMDB –, enquanto o presidente da casa, Mario Cesar (PMDB), fez opção pelo salário de auditor fiscal da receita municipal e aparece na listagem como detentor dos maiores proventos.

O desafio foi feito pelo Jornal Midiamax após os vereadores cobrarem, da Prefeitura, a divulgação de listas nominais dos salários de todos os servidores municipais. O Executivo, por sua vez, começou a divulgar na segunda-feira passada (22) relações com estes dados.

A ação do Município atendeu à requisição do Jornal Midiamax, feita com base na Lei de Acesso à Informação, para esclarecer divergências entre a (Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Pública) e a própria Prefeitura em relação aos valores pagos aos docentes. Em seguida, houve pressão, inclusive da própria categoria, para que as divulgações se estendessem a todo o funcionalismo municipal – até o momento, cinco listas foram divulgadas.

Antes da lista divulgada pela Câmara, seis vereadores haviam aceitado o desafio e enviado à redação cópias de seus holerites. O primeiro foi Eduardo Romero (PTdoB), seguido de Chiquinho Telles (PSD), Luiza Ribeiro (PPS), Cazuza (PP), Coringa (PSD) e Edson Shimabukuro (PTB).