Comissão de Justiça e Paz irá acompanhar denúncias de corrupção na política estadual
Grupo de leigos e eclesiásticos trabalha para chamar a atenção da sociedade sobre o “mar de lama” que envolve os três poderes e o Ministério Público Estadual.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Grupo de leigos e eclesiásticos trabalha para chamar a atenção da sociedade sobre o “mar de lama” que envolve os três poderes e o Ministério Público Estadual.
A Comissão de Justiça e Paz, organismo ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, está atenta às denúncias de corrupção que assolaram Mato Grosso do Sul e envolveram os três poderes e o Ministério Público Estadual.
O grupo foi formado há três meses por representantes leigos e eclesiásticos, e trabalha para criar uma cultura de paz e cumprir um papel social na busca por respostas aos anseios da sociedade. Os membros farão reuniões mensais com objetivo de refletir sobre a atual conjuntura política estadual.
A atuação da comissão é norteada pela epístola do Conselho Episcopal de Pastoral da CNBB, que exige o fim da corrupção no país. “E não nos esqueçamos dos que promovem os atos de corrupção através do poder econômico. Daí se exigirem providências enérgicas, medidas saneadoras, e uma legislação que puna exemplarmente todos os implicados em tais atos”, diz a carta.
Os membros da comissão também inspiram-se nas palavras bíblicas do profeta Jeremias, que criticava os poderosos de Israel por violar constantemente as leis e agir com corrupção. Ele também alertava que o povo receberia castigo por ter se esquecido de Deus. Está no livro do Antigo Testamento: “Sem punição não te posso deixar” (Jeremias, 46:28).
Após a conclusão dos debates, os membros da Comissão de Justiça e Paz devem elaborar relatório a ser submetido ao bispo de Três Lagoas, José Moreira Bastos Neto. Somente depois de um conselho episcopal é que a CNBB regional Oeste irá manifestar-se oficialmente sobre as denúncias de corrupção no Estado.
Na opinião da secretária executiva da comissão, Margarida Cavalheiro, a repercussão social para as suspeitas de corrupção ainda é tímida. “Entendemos que isso não reflete a preocupação que os fatos geram. Nosso povo não se atentou para a gravidade das denúncias”, afirma.(Editado às 13h50 para correção de informação)
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.