O mapa das minas em não é apenas figura literária. Ele existe e revela coincidências entre CNPJs que deixam rastro de atuação em suposto esquema com muitos beneficiários poderosos.

No entanto, segundo os indícios, mineração não é o forte do grupo em MS, que ainda assim atuaria com picaretagem, mas em gabinetes poderosos.

Apesar de solemente ignorados regionalmente, para espanto de investigadores de fora, os vínculos revelados implicam muita gente graúda.

A operação, supostamente, teria na carteira de ‘produtos' desde o agenciamento de influência em gabinetes estratégicos, até a lavagem da grana movimentada pela clientela.

Mapa das minas aponta colarinhos brancos de MS próximos de ‘crimes sérios'

Além de parentescos, o tal mapa das minas em Mato Grosso do Sul revela também sociedades ocultadas por arranjos manjadíssimos entre CNPJs entrelaçados, movimentações milionárias sem lastro, uso de laranjas para disfarçar fortuna e forte proximidade com atividades consideradas ‘crimes sérios' pela sociedade que acolhe o colarinho branco.

Relatórios devem disparar alertas para várias direções. E, para completar, muitos que receberão as informações, podem virar alvos porque os indícios de inércia, prevaricação, advocacia administrativa e favorecimento descarado são fortes.