Pular para o conteúdo
Justiça

Traficante liberado em MS após ser preso com meia tonelada de cocaína ‘some’

Motorista foi preso por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em Corumbá
Celso Bejarano -

Até por volta do meio-dia desta quinta-feira (5), a polícia não havia recapturado o motorista preso com meia tonelada de droga, 26 dias atrás, em . O homem, cujo nome ainda não foi divulgado, levava cocaína, principalmente, e maconha na carroceria de um caminhão carregado com minério de ferro para o interior de . Mesmo com o flagrante, um juiz mandou soltá-lo no dia seguinte à apreensão. A pedido do MPMS (Ministério Público de ), o TJ (Tribunal de Justiça) rejeitou a soltura do motorista e mandou prendê-lo novamente.

O Midiamax, em contato por telefone com a Polícia Federal, em Corumbá, cidade distante 427 km, soube que o preso nem sequer foi levado para a sede da PF e, sim, para a delegacia da Polícia Civil da cidade. Ao jornal, um policial civil que não quis comentar o caso oficialmente, disse que o não tinha sido recapturado. A fonte afirmou que “acha” que o motorista more em São Paulo e, para lá, viajou assim que conquistou a liberdade.

O motorista de 48 anos foi preso por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) nos arredores de Corumbá. Na abordagem, o homem mostrou-se impaciente e logo os policiais acharam a droga na carroceria do caminhão que seguia da fronteira para Pindamonhangaba, cidade distante 130 km da capital São Paulo.

A prisão

A apreensão ocorreu num sábado (15), perto da meia-noite. O homem foi conduzido à delegacia, em Corumbá, e lá o flagrante, homologado, condição necessária para sua prisão preventiva, sem data fixa para expirar.

No entanto, logo na manhã seguinte, a defesa do capturado ingressou com recurso judicial como tentativa de libertá-lo. E conseguiu com uma decisão rara no histórico do judiciário sul-mato-grossense.

Por interpretar que o detido não tinha histórico de antecedência criminal ou ligação com traficantes de droga, o magistrado plantonista Miglioranzi Santos mandou soltá-lo de imediato.

O motorista foi embora naquele mesmo domingo.

Contudo, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), por meio da Promotora de Justiça, Gabriela Rabelo Vasconcelos, entrou com recurso por entender que o homem preso com meia tonelada de droga devia seguir capturado.

O MP apresentou o chamado recurso em sentido estrito e medida cautelar inominada, com pedido liminar para suspender a decisão que livrou o motorista.

Para a promotora, conforme informou a assessoria de imprensa do MPMS, a decisão de primeiro grau desconsiderou os requisitos legais da prisão preventiva, previstos no art. 312 do Código de Processo Penal.

O dispositivo, seguiu a assessoria, permite a decretação da medida para garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, desde que presentes prova da materialidade e indícios de autoria.

Ao concordar com o pedido liminar da promotora na segunda-feira (2), o juiz substituto em segundo grau Alexandre Corrêa Leite destacou que a elevada quantidade de droga, associada a indícios de atuação em organização criminosa, revela a periculosidade concreta do investigado e justifica a prisão preventiva.

Para o magistrado, narrou a assessoria, a medida cautelar se mostra necessária para proteger a ordem pública e a credibilidade da Justiça penal, pois os volumes e a natureza das substâncias apreendidas superam os parâmetros usuais de gravidade, evidenciando a necessidade de segregação imediata.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

CPI do Consórcio Guaicurus e o colapso no transporte: usuários relatam ônibus velhos e superlotados

Suspeito tenta tomar arma de policial durante abordagem e é baleado no interior de MS

Banho de São João terá ônibus com rota exclusiva como alternativa à acessibilidade 

Interdição na Avenida Afonso Pena

Vai sair? Confira as interdições deste feriado de Corpus Christi em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

secretários

FAB diz estar pronta para trazer secretários de MS da Jordânia, mas aguarda ordem de Lula

TAJ Condomínio Resort chega a Campo Grande para redefinir o alto padrão

Após CPI terminar em ‘pizza’, MP abre investigação sobre bets em Mato Grosso do Sul

secretários israel

Secretários de MS retidos em Israel aguardam passagens de retorno: ‘Rezando para embarcar’

Últimas Notícias

Trânsito

Colisão frontal entre Hilux e Fusion mobiliza equipes do Corpo de Bombeiros na BR-376

Apesar de os veículos terem ficado bastante danificados, ninguém ficou gravemente ferido

Justiça

Vendedor de importados vai à Justiça contra megaempresário do Damha por calote em carro

Empresário teria ficado com o carro, um Nivus, da VW, e prometido pagar o resto do financiamento, o que não foi feito

Cotidiano

Fiéis madrugam e formam ‘tapete humano’ na Afonso Pena para preparar montagens de Corpus Christi

Tapetes são confeccionados na quinta-feira após o Domingo de Celebração da Santíssima Trindade, data da festa católica de Corpus Christi

Política

Consórcio deu salto milionário em despesas após repasses públicos, aponta relatora da CPI

Relatora também apontou aumento de despesas com a manutenção da frota