Pular para o conteúdo
Justiça

Justiça de MS manda prender homem solto mesmo após flagrado com meia tonelada de cocaína

Episódio ocorreu em Corumbá; magistrado que livrou o detido alegou não ter enxergado ligação do motorista com traficantes
Celso Bejarano -
Homem foi preso pela PRF (Imagem ilustrativa)

Capturado no dia 10 de maio, 25 dias atrás, num sábado, perto da meia-noite, em , cidade sul-mato-grossense, na região de com a Bolívia, com meia tonelada de droga escondida num caminhão carregado de minério e solto no dia seguinte, menos de 24 horas da prisão, domingo, a tempo de ver os gols do brasileirão, à noite, mostrado no Fantástico, programa da rede Globo, o estranho episódio da soltura sofreu um revés. A própria Justiça, por meio de decisão do TJ (Tribunal de Justiça) mandou prender o motorista.

O motorista de 48 anos foi preso por agentes da PRF (Polícia Rodoviária Federal) aos arredores de Corumbá, a 427 km de . Na abordagem, o homem mostrou-se impaciente e logo os policiais acharam a droga na carroceria do caminhão que seguia da fronteira para Pindamonhangaba, cidade distante 130 km da capital São Paulo.

No pacote camuflado, a PRF achou 547 kg de droga, entre as quais cocaína e maconha. Em depoimento, o detido não revelou a quem entregaria o carregamento. Já na carroceria, havia um carregamento de minério de ferro.

De Corumbá a Pindamonhangaba a distância soma em torno de 1,5 mil km.

A prisão

A apreensão ocorreu no sábado, perto da meia-noite. O homem foi conduzido à delegacia da PF, em Corumbá, e lá o flagrante, homologado, condição que credenciaria sua prisão preventiva, sem data fixa para acabar.

No entanto, logo na manhã seguinte, a defesa do capturado ingressou com recurso judicial como tentativa de libertá-lo. E conseguiu com uma decisão rara no histórico do judiciário sul-mato-grossense.

Por interpretar que o detido não tinha histórico de antecedência criminal ou ligação com traficantes de droga, o juiz plantonista Miglioranzi Santos mandou soltá-lo de imediato.

O motorista foi embora naquele mesmo domingo.

Contudo, o MPMS (Ministério Público de ), por meio da Promotora de Justiça, Gabriela Rabelo Vasconcelos, entrou com recurso por entender que o homem preso com meia tonelada de droga devia seguir capturado.

O MP apresentou o chamado recurso em sentido estrito e medida cautelar inominada, com pedido liminar para suspender a decisão que livrou o motorista.

Para a promotora, conforme informou a assessoria de imprensa do MPMS, a decisão de primeiro grau desconsiderou os requisitos legais da prisão preventiva, previstos no art. 312 do Código de Processo Penal.

O dispositivo, seguiu a assessoria, permite a decretação da medida para garantia da ordem pública, conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, desde que presentes prova da materialidade e indícios de autoria.

Ao concordar com o pedido liminar da promotora na segunda-feira (2), o juiz substituto em segundo grau Alexandre Corrêa Leite destacou que a elevada quantidade de droga, associada a indícios de atuação em organização criminosa, revela a periculosidade concreta do investigado e justifica a prisão preventiva.

Para o magistrado, narrou a assessoria, a medida cautelar se mostra necessária para proteger a ordem pública e a credibilidade da Justiça penal, pois os volumes e a natureza das substâncias apreendidas superam os parâmetros usuais de gravidade, evidenciando a necessidade de segregação imediata.

O Midiamax, até por volta das 9h40 desta quarta-feira (4), não tinha confirmado com as autoridades do regime penal de Corumbá se detido que havia sido solto a mando de um juiz tinha, ou não, sido recapturado.

💬 Receba notícias antes de todo mundo

Seja o primeiro a saber de tudo o que acontece nas cidades de Mato Grosso do Sul. São notícias em tempo real com informações detalhadas dos casos policiais, tempo em MS, trânsito, vagas de emprego e concursos, direitos do consumidor. Além disso, você fica por dentro das últimas novidades sobre política, transparência e escândalos.
📢 Participe da nossa comunidade no WhatsApp e acompanhe a cobertura jornalística mais completa e mais rápida de Mato Grosso do Sul.

***

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
(Henrique Arakaki, Jornal Midiamax)

Arraial de Santo Antônio começa com caldo e quentão para aquecer o frio e show para embalar a ‘noite dos namorados’

Israel prepara possível ataque a Irã nos próximos dias, potencialmente até domingo

banda natiruts

Natiruts cita produtora errada e empresa cobra retratação em nota de cancelamento de show 

lula

Governo Lula interrompe melhora, tem 28% de aprovação e 40% de reprovação, diz Datafolha

Notícias mais lidas agora

Após ‘batida’, clínica terapêutica é interditada pela 2ª vez em 8 meses

Justiça suspende ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões do Sigo

‘Não precisa licitar’: Papy não explica porque dobrou valor de contrato com advogados

Supermercados e igreja oferecem testes gratuitos de ISTs durante o final de semana

Últimas Notícias

Política

Soraya irá atrás de Lula, Haddad e Lewandowski com relatório da CPI das Bets

Relatório final da CPI das Bets pedia o indiciamento de Virgínia Fonseca, Deolane Bezerra e outras 14 pessoas

Esportes

Brasil luta muito, mas é derrotado por Cuba na Liga das Nações

Seleção brasileira sofre revés no Maracãnazinho por 3 sets a 1

Trânsito

Freada em semáforo causa colisão de três carros e fecha trânsito no Aero Rancho

Sinal estava amarelo quando um dos veículos parou e acabou atingido por outro que vinha atrás

Esportes

Seleção feminina assume quarta posição do ranking da Fifa

Brasil ganha quatro colocações após vitórias sobre EUA e Japão