Em inspeção realizada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) no (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o ministro Humberto Martins afirmou que o juiz é visto como exemplo pela sociedade e por isso não pode dissociar as relações profissionais das pessoais, já que elas podem gerar conflito.

Os trabalhos no TJ foram abertos na segunda-feira (21) pela manhã. Ele visitou o Fórum da cidade e, à tarde, recebeu reclamações e sugestões na sede do Tribunal. Por fim, ele visitou à noite o Cijus (Centro Integrado de Justiça).

Martins conheceu a estrutura do local e todo o trabalho realizado ali pelos servidores do TJMS, sejam contratados, concursados ou terceirizados. O prédio do Cijus fica na rua 7 de Setembro, esquina com a rua Calógeras, no Centro de Campo Grande.

Acompanhado do presidente do TJMS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, ele fez vários comentários sobre o espaço e sobre a Justiça de uma forma geral, uma delas se referindo ao comportamento que é esperado dos juízes.

“O juiz não pode dissociar o profissional do pessoal”, comentou, ao falar sobre os cuidados e distanciamento que os magistrados devem tomar no dia a dia para evitar conflitos em sua atuação no judiciário. “O juiz é visto como um exemplo, em cidades menores principalmente, já que ele é uma das maiores autoridades”, finaliza.

Locais da inspeção

O ministro também fará inspeção nos gabinetes dos desembargadores Marcos José de Brito Rodrigues, Geraldo de Almeida Santiago, Amaury da Silva Kuklinski, Jairo Roberto de Quadros e Emerson Cafure. Todos foram escolhidos aleatoriamente.

Além deles, serão inspecionados por equipes próprias a presidência, os precatórios e as medidas extrajudiciais. Será ainda entregue um cronograma de metas a serem implementadas pelo órgão no decorrer do restante do biênio.