Ex-juiz federal condenado por falsidade ideológica tem registro cassado na OAB

Jail Benites Azambuja ganhou notoriedade em Campo Grande ao defender políticos em ações judiciais. Ele também responde uma ação por tentativa de homicídio
| 25/05/2018
- 21:57
Ex-juiz federal condenado por falsidade ideológica tem registro cassado na OAB

Ex-juiz Federal, o advogado Jail Benites Azambuja teve o registro cassado na (Ordem dos Advogados do Brasil). A informação foi divulgada nesta sexta-feira (25). Jail ganhou notoriedade na Capital, ao defender políticos em ações judiciais, como o ex-prefeito Gilmar Olarte.

O ex-juiz era titular da 2ª Vara Federal do município de Umuarama (PR) e foi condenado a seis anos e 10 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto, pelos crimes de falsidade ideológica e denunciação caluniosa.

Jail, durante depoimento de testemunha, em 2008, teria inserido imputações criminosas atribuídas a pessoas referidas em denúncia anônima anteriormente recebida e imputações que o depoente, candidato a colaborador premiado, não realizou.

Baseado nessas imputações, decretou 52 prisões, buscas e apreensões e interdição de estabelecimento, com isso preenchendo o tipo da denunciação caluniosa.

Além desta condenação, Jail também responde uma ação por tentativa de homicídio, também em 2008. Ele chegou a ser preso no começo deste ano na Capital, acusado de tentar matar um atual desembargador do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região).

Veja também

Últimas notícias