Deixa a presidência na próxima sexta

 

A sessão do Órgão Especial desta quarta-feira (25) foi em clima de despedida ao desembargador João Maria Lós que deixa a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul na próxima sexta-feira (27). O desembargador Divoncir Schreiner Maran que estava à frente do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) assume a presidência por dois anos. João Maria Lós irá assumir o cargo de vice-presidente e corregedor do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) que será presidida pela desembargadora Tânia Garcia de Freitas. 

As homenagens começaram com o desembargador Sérgio Fernandes Martins, que cumprimentou os desembargadores da atual administração. Ele desejou uma gestão de êxito aos desembargadores que receberão tal responsabilidade e justificou sua ausência no dia da posse, que se dará em virtude de férias.

Já em nome do Ministério Público, o procurador geral de Justiça, Paulo Cézar dos Passos, agradeceu a João Maria Lós, ao desembargador Paschoal Carmelo Leandro e ao desembargador Julizar Barbosa Trindade pelo tratamento sempre respeitoso e pelo diálogo institucional perene que houve entre o MP e o Tribunal de Justiça.

Antes de encerrar a sessão, João Maria Lós afirmou que em sua administração sempre procurou manter o diálogo, a amizade e a parceria com todas as instituições e que, apesar das divergências, de modo geral foi um ótimo relacionamento, principalmente com o Ministério Público.

“Nós sempre buscamos dialogar, conversar, sempre mantendo a altivez e o respeito mútuo. Agradeço a amizade, lealdade, parceria por parte da V. Excelência e leve aos seus pares nossa admiração e respeito – não apenas no Tribunal, mas também no dia a dia”, completou.

QUEM É DIVONCIR

Natural de Dionísio Cerqueira (SC), Divoncir Schreiner Maran formou-se em 1975, pela Faculdade de Direito Santo Ângelo (RS). Passou a integrar a magistratura sul-mato-grossense em 1981, na Comarca de Bonito. Em 1983 foi promovido para a comarca de Ponta Porã e, em 1987, foi promovido para a 2ª Vara Criminal de . A pedido, por remoção, assumiu a 15ª Vara Cível em dezembro de 1988. Judicou também na 8ª Vara Cível.

Foi presidente da Amamsul no biênio 1991/1992 e integrante do TRE/MS no biênio 1995/1996. Em 1999, ocupou o cargo de juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça. Assumiu como desembargador em março de 2000. Exerceu o cargo de Corregedor-Geral de Justiça, no biênio 2007/2008. Preside o TRE/MS, na gestão 2015/2016.

VICE-PRESIDENTE

Julizar Barbosa Trindade é natural de Ouro Branco, na Bahia, e formou-se em Direito na Fundação Educacional Eurípedes Soares da Rocha de Marília (SP). Ingressou na magistratura sul-mato-grossense em fevereiro de 1982, como juiz substituto em Corumbá. Três meses depois, tornou-se juiz de direito em Glória de Dourados. Em 1984, foi promovido para a 2ª Vara da Comarca de Amambai, 2ª entrância.

Em 1985, a pedido, foi removido para a 1ª Vara Cível de Ponta Porã. Em 1988, foi promovido para a Comarca de Campo Grande, Entrância Especial, onde atuou na Vara de Entorpecentes e Delitos de Trânsito com vítimas, na Vara da Fazenda e Registros Públicos, na 3ª Vara Cível Residual e na Vara de Cartas Precatórias Cíveis, onde permaneceu até a promoção ao cargo de desembargador, em fevereiro de 2007. Foi Corregedor-Geral de Justiça no biênio 2015/2016.

CORREGEDOR

Mineiro de Manhuaçu, Romero Osme Dias Lopes ingressou na magistratura de MS em setembro de 1980 em Cassilândia. Em abril de 1983, foi promovido para atuar na 2ª entrância na 2ª Vara Cível em Aquidauana. Em setembro do mesmo ano, a pedido, foi removido para a Comarca de Paranaíba.

Quatro anos depois recebeu outra promoção: desta vez para a entrância especial e atuou na Capital como juiz da Vara de Execução Fiscal. Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, em 2002 e 2003. Por permuta, foi removido para a 4ª Vara de Família, onde nem chegou a atuar, pois quando estava em transição foi indicado para o Tribunal de Justiça. Tomou posse como desembargador em maio de 2007. (com informações da assessoria de imprensa do TJ-MS)