Depois de 572 dias de cárcere, Felipe prova inocência é ganha liberdade provisória
Batalha para ser livre de vez ainda não terminou
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Batalha para ser livre de vez ainda não terminou
A espera pela Justiça durou um ano, seis meses e 23 dias, para Felipe Filles de Souza, 20 anos, preso no dia 22 de maio de 2015, por assaltos que não praticou. Durante todo o tempo de cárcere, o jovem afirmou inocência e após uma ‘reviravolta’ teve a liberdade provisória concedida após audiência realizada no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, na tarde desta quinta-feira (15). A batalha continua, agora em busca da absolvição.
A soltura ocorreu nesta sexta-feira (16), no CPA (Centro Penal Agroindustrial) da Gameleira, em Campo Grande, onde Felipe cumpria a pena. O advogado Ricardo Maksoud Machado Filho se diz confiante com o processo e ressalta o alívio de seu cliente. “Estamos confiantes, até porque em nenhuma parte do processo comprova a participação dele no crime. Ele se diz muito aliviado, mas deve permanecer em silêncio até o julgamento”, disse.
No dia do crime, em 2015, Felipe havia saído de casa com a motocicleta da irmã e minutos depois o irmão Matheus Filles, na época com 17 anos, também utilizou o veículo. O problema é que durante o uso, o Matheus se juntou a um comparsa, identificado como Felipe dos Santos e realizaram três assaltos.
O comparsa assumiu o crime pouco depois da prisão de Felipe Filles, mas a princípio, não foi a solução.
Após audiência, os irmãos foram considerados culpados pela Justiça. O adolescente cumpriu medida sócio-educativa em uma Unei (Unidade Educacional de Internação) por um ano. Já Felipe Filles foi condenado há quase oito anos de prisão.
Mesmo após a confissão de Matheus e o comparsa, o advogado pontua que as vítimas permaneceram com seus depoimentos afirmando a autoria do réu. Conforme a defesa, a semelhança entre os irmão pode ter confundido as testemunhas. “Mesmo após a confissão do irmão e o comparsa, as testemunhas continuaram a afirmar que Felipe era o autor”, relata o advogado.
O cárcere continuou e a luz no fim do túnel chegou há pouco tempo, depois que a própria família inconformada com a condenação, procurou as vítimas para mostrar um vídeo com a voz e imagem de Felipe dos Santos confessando os roubos.
Duas das vítimas confirmaram que ele não seria o autor e a terceira mostrou dúvida, mas após duas novas audiências, o juiz decidiu por revogar a prisão preventiva. As vítimas se retraram, a princípio, com declaração. Na audiência do último dia 15, Felipe foi ouvido e reafirmou a inocência em depoimento. Duas das vítimas confirmaram que ele não seria o autor e a terceira ficou em dúvida.
Felipe dos Santos também depôs e assumiu a autoria dos roubos. Na época, ele era adolescente assim como Matheus Filles, e afirmou em juízo que pilotou a motocicleta de Felipe Filles enquanto o amigo Matheus Filles usou uma arma de fogo para render as três vítimas.
Notícias mais lidas agora
- ‘Stephanie que conhecia não permitiria isso’, relata madrinha de Sophia durante julgamento
- Torturada, estuprada: Jurados terão que ter ‘estômago’ para fotos e relatos dos últimos dias de Sophia
- VÍDEO: Perseguição em bairro de Campo Grande mobiliza diversas viaturas e helicóptero da PMMS
- Avião com destino a Campo Grande bate em outra aeronave no Aeroporto de Congonhas
Últimas Notícias
CEO de seguradora de saúde norte-americana é assassinado em Nova York
Brian Thompson, de 50 anos, foi morto a tiros em frente ao hotel de luxo Hilton, em Manhattan
Brigaram? Ivete Sangalo polemiza por não citar Ludmilla ao vencer prêmio; entenda
No Prêmio Multishow, Ivete Sangalo levou troféu por música com Ludmilla, mas não citou a colega de trabalho ao fazer agradecimentos
Marçal Filho desconversa sobre nomes do 1º escalão e avalia fundir secretarias em Dourados
Medida foi anunciada durante conversa com a imprensa na troca de diretoria do Sindicato Rural
Famílias do MST ocupam sede do Incra em Campo Grande em protestos por reforma agrária
Cerca de 400 famílias pedem cesta básica para acampados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.