Ministro da Justiça recebe presidentes das Seccionais da OAB
O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, acompanhou o grupo na reunião
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, acompanhou o grupo na reunião
Nesta quarta-feira (25), o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, recebeu o presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho e os presidentes de todas as Seccionais da Ordem no País. O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, acompanhou o grupo na reunião para tratar de prerrogativas da advocacia e demandas da sociedade.
A primeira reivindicação foi quanto ao direito do advogado de ser recebido em audiência por todas as autoridades. “Solicitamos o respeito pela classe e o cumprimento do nosso Estatuto que garante o direito do advogado de reclamar verbalmente ou por escrito qualquer violação de direito de seus clientes”, disse Júlio Cesar. O presidente do Conselho reforçou alegando a necessidade de igualdade no tratamento para garantir um processo justo. “Todos que atuam no processo judicial devem ter liberdade e independência para desempenhar as suas funções. Assim, advogado, magistrados e membros do ministério público, são igualmente importantes e essenciais a um processo justo”, disse.
Além do atendimento, segundo Júlio Cesar, os presidentes solicitaram ainda ao ministro apoio para permanência do Exame da Ordem em todo o País. A solicitação foi feita em função das recentes discussões sobre o Projeto de Lei (PL) 2.154/11, que quer extinguir a prova. “Precisamos desse instrumento como forma de validar o conhecimento mínimo necessário do avaliado para o exercício de sua profissão”, explicou o presidente da OAB/MS. O ministro José Eduardo Cardoso acolheu a solicitação e defendeu a exigência da prova.
Outro item da pauta com o ministro foi a proposta de implementação de Audiência de Custódia PL 554/11, garantindo que, dentro de 24 horas, o juiz entreviste o preso e ouça manifestações do seu advogado ou da Defensoria Pública, além do Ministério Público. “Ele vai analisar se a prisão é necessária e poderá conceder a liberdade, com ou sem a imposição de outras medidas cautelares. Também poderá avaliar eventuais ocorrências de tortura ou de maus-tratos”, explicou o presidente da OAB/MS. O ministro avaliou como positiva a preposição e deve debater a ideia para que seja implementada em todos os estados.
Por fim, os presidentes das seccionais debateram sobre a sanção presidencial do novo Código de Processo Civil (CPC), já aprovado pelo Congresso Nacional. A solicitação é para que haja maior agilidade na sanção e regulamentação do CPC, que traz mudanças significativas para a advocacia e para a sociedade. O ministro sinalizou que irá cobrar maior rapidez na sanção. O texto aprovado contempla, entre outras alterações, a contagem de prazos em dias úteis, férias para os advogados, ordem cronológica para julgamentos, intimação na sociedade de advogados e carga rápida em seis horas. O projeto aprovado substituirá o código de 1973, e será o primeiro elaborado em regime democrático. “O novo CPC beneficia advogados, mas também cria ferramentas para lidar com demandas e acelerar a Justiça, altera o processo de ações de família e regulamenta a gratuidade da Justiça”, finaliza Júlio Cesar.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.