O presidente da Federação Paulista de Futebol (FPF) e vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo Del Nero, alertou que a Portuguesa pode sofrer punições da entidade caso entre com ação na Justiça Comum.

“Provavelmente terá, porque o STJD já puniu”, disse o dirigente, segundo a versão online do jornal Lance. “Recomendamos que cumpra a Justiça Desportiva. Mas o presidente está acuado em face das manifestações de torcedores. Acreditamos que o respeito à Justiça Desportiva está no estatuto da CBF e da Portuguesa”, completou.

Esta é a primeira vez que um dirigente da CBF se manifesta sobre o risco de o caso Héverton parar na Justiça Comum. Se a Portuguesa entrar com ação, a entidade pode até sofrer sanções da Fifa, que proíbe expressamente decisões esportivas tomadas em tribunais e já chegou a exigir explicações da CBF sobre a situação envolvendo a Portuguesa e o Fluminense.

Nesta semana, o presidente da Lusa, Ilídio Lico, afirmou que o clube entrará com um processo para tentar reverter a decisão do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que rebaixou a equipe para a Série B do Campeonato Brasileiro. A decisão foi unânime no Conselho Deliberativo do clube.