Apple ganha nova rodada na Justiça por direito da marca iPhone
A Apple ganhou nova rodada na Justiça pelo direito do uso da patente da marca “iPhone” no Brasil. A disputa, em segunda instância, envolve a criadora do famoso smartphone de Steve Jobs, a Gradiente – que registrou o “iPhone” em 2000 – e o Instituto Nacional de Proteção Intelectual (INPI) que concedeu o uso do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Apple ganhou nova rodada na Justiça pelo direito do uso da patente da marca “iPhone” no Brasil. A disputa, em segunda instância, envolve a criadora do famoso smartphone de Steve Jobs, a Gradiente – que registrou o “iPhone” em 2000 – e o Instituto Nacional de Proteção Intelectual (INPI) que concedeu o uso do nome a empresa brasileira em 2008 – um ano após o lançamento do celular da companhia americana, informa o jornal O Estado de S.Paulo.
A decisão do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro deu causa favorável à Apple que entrou com a ação contra a Gradiente e o INPI. A mesma corte já havia dado causa favorável a marca americana, dando exclusividade a ela e dizendo que a companhia brasileira poderia vender o iPhone com o nome “Gradiente iPhone” e não apenas “iPhone”. Na decisão da última sexta-feira, a Justiça descartou má-fé da Gradiente, mas lembrou que a Apple consagrou o nome da marca no mercado e mesmo após o INPI conceder o nome em 2008, a Gradiente não lançou nenhum smartphone – o nome foi concedido um ano após Steve Jobs apresentar seu gadget ao mundo.
As duas decisões anulam a sentença do INPI, que reconheceu a Gradiente como proprietária da marca no País, e negava à Apple o registro de pelo menos quatro modelos de celular. A Gradiente informou por meio de nota ao jornal que, seus advogados estão analisando a decisão, mas deve recorrer. O Terra procurou o INPI, através de sua assessoria o órgão também confirmou que deve recorrer na Justiça. A Apple também foi procurada, mas preferiu não comentar a decisão.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
- Motociclista bêbada é presa na MS-316 e diz que estava a caminho de entrevista de emprego
Últimas Notícias
De almoxarife a zelador, Funsat oferta 2.156 vagas de emprego em Campo Grande
A lista de vagas inclui oportunidades temporárias e para PCDs
Inquérito apura medidas adotadas pela Santa Casa após denúncia de formigas em paciente
Família denunciou situação em paciente idoso com traqueostomia
Empresário tenta recurso, mas Justiça mantém bloqueio de bens por golpe de R$ 48 milhões em MS
Empresa prometia lucros exorbitantes em investimentos aos clientes
Polícia prende homem e fecha entreposto de drogas em Dourados com quase 1 tonelada de maconha
Ação foi realizada pela PRF com o apoio de agentes do SIG
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.