Procuradora de Justiça de MS é empossada no Palácio da Justiça

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, a Promotora de Justiça Sara Francisco Silva, promovida por antiguidade ao cargo de Procuradora de Justiça pelo Conselho Superior do Ministério Público tomou posse nesta sexta-feira (24). A cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e foi presidida […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, a Promotora de Justiça Sara Francisco Silva, promovida por antiguidade ao cargo de Procuradora de Justiça pelo Conselho Superior do Ministério Público tomou posse nesta sexta-feira (24). A cerimônia aconteceu no Palácio da Justiça no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul e foi presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, Presidente do Colendo Colégio de Procuradores de Justiça.

A mesa solene foi composta do Secretário de Estado Extraordinário de Articulação, de Desenvolvimento Regional e dos Municípios, Nelson Trad Filho, representando o Governador André Puccinelli; Desembargador Julizar Barbosa Trindade, representando o Desembargador Joenildo de Sousa Chaves, Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul; Senador Suplente Pedro Chaves dos Santos Filho, representando o senador Delcídio do Amaral; Major Rogério Oliveira da Silva, representando o Comandante do Comando Militar do Oeste, General de Exército João Francisco Ferreira; Prefeito de Campo Grande, Alcides Jesus Peralta Bernal e do Subcorregedor-Geral da Defensoria Pública, Francisco Carlos Bariani, representando o Defensor Público-Geral Paulo André Defante.

O Hino Nacional foi executado pela Banda da Polícia Militar sob a regência do Maestro Tenente Antônio Joelson Costa.

A leitura do Termo de Compromisso e Posse da Promotora de Justiça Sara Francisco Silva no cargo de Procuradora de Justiça ficou a cargo do Secretário do Colégio de Procuradores de Justiça, Adhemar Mombrum de Carvalho Neto.

A mãe da empossada, senhora Malvina da Silva Francisco procedeu a entrega das vestes talares à Procuradora de Justiça Sara Francisco Silva. Neste instante a pianista Sislaine Chuqui, o violinista Ernesto Carvalho de Queiroz e o saxofonista Elvis Amorim fizeram uma apresentação musical.

O Procurador de Justiça Marcos Antonio Martins Sottoriva saudou a empossada, em nome do Colégio de Procuradores de Justiça.

Em seu discurso a Procuradora de Justiça Sara Francisco Silva falou sobre sua trajetória no Ministério Público de Mato Grosso do Sul desde que assumiu em 1991, das dificuldades enfrentadas e também sobre o seu trabalho desenvolvido ao longo destes anos. Muito emocionada, ela agradeceu a presença dos amigos, familiares e colegas de trabalho.

A solenidade contou também com uma oração feita pelo Promotor de Justiça Sérgio Fernando Raimundo Harfouche.

A apresentação cultural da cerimônia foi realizada pelo cantor Lucas Cruz e a pianista Keyla Lima Brito, da Banda Elite.

Trajetória

A Procuradora de Justiça Sara Francisco Silva nasceu em 27 de fevereiro de 1962, em Presidente Epitácio, São Paulo. Formou-se em Direito em 1985, pelas Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU em São Paulo, Capital. É Especialista em Direitos Difusos e Coletivos pela UFMS. Chegou ao Estado de Mato Grosso do Sul em 1986, sendo que de 1987 a 1989 trabalhou como Procuradora Jurídica do Terrassul, hoje IDATERRA. Passou concomitantemente nos concursos de Delegado de Polícia e de Procuradora do Estado de Mato Grosso do Sul, assumindo esse último de 1989 até 1990, quando ingressou no Ministério Público como Promotora de Justiça, exercendo suas funções em Pedro Gomes (1991 a 1992) e Corumbá (1992 a 1997).

Em 1997 foi promovida por merecimento para a 28ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Campo Grande, atuando na área de Atos Infracionais, e em 2001 assumiu a 32ª Promotoria de Justiça da Cidadania de Campo Grande, atuando nas áreas de Saúde, Defesa das Pessoas Idosas, Deficientes, Contribuintes e Direitos Humanos. Há um ano foi instalada a Promotoria de Justiça da Saúde Pública.

A partir de 16 de abril de 2012 foi convocada para exercer funções na 1ª Procuradoria de Justiça Cível. Recebeu várias homenagens, destacando-se as seguintes: em 1995 foi Patronnesse de Honra da turma de Ciências Biológicas da Universidade Federal de MS – Campus de Corumbá; em 1998 recebeu a Medalha Tiradentes da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul; em 2008 recebeu homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional de Mato Grosso do Sul, pelos relevantes serviços prestados na aplicação e consolidação dos direitos humanos; em 2008 foi agraciada com o Título de Cidadã Campo-grandense pelos relevantes serviços prestados a este Município, outorgado pela Câmara Municipal de Campo Grande; em 2012 recebeu o Título de Benfeitor da Saúde Pública de Campo Grande, conferido pelo Conselho Municipal de Saúde.

Conteúdos relacionados