Hoje às 15horas, uma comissão formada por representantes dos Fóruns dos Movimentos Sociais será recebida na para uma reunião na 2ª Vara Federal.

As entidades irão protocolizar um documento solicitando, o cancelamento do leilão da ACRISSUL (Associação dos Criadores de ), programado para acontecer no sábado(14). O objetivo do leilão é arrecadar recursos para financiar a contratação de empresas de segurança armada, que devem agir nas áreas de confronto de terra no Estado.

Por acreditar que a segurança na região deva ser feita pelo Estado e não por empresas privadas, as entidades irão solicitar intervenção da Justiça Federal para evitar um confronto entre fazendeiros e índios. O objetivo é colaborar para uma solução pacifica ao impasse que ocorre em Mato Grosso do Sul.

Após a reunião as entidades irão até o MPF (Ministério Público Federal), para cobrar uma posição sobre o documento protocolizado na quarta-feira (20). O documento solicita ao MPF que acione a Polícia Federal e o poder judiciário para que tomem providências de cautela e de repressão necessárias e assim evitar que haja uma em Mato Grosso do Sul, envolvendo índios e fazendeiros.

Entre as entidades que assinam o documento estão a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), CUT (Central Única dos Trabalhadores), MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra), o CDDH (Centro de Defesa dos Direitos Humanos) Marçal de Souza e mais 86 sindicatos e movimentos sociais de todo o Estado.