Justiça russa nega novamente pedido de liberdade provisória a brasileira
O tribunal de Justiça de Murmansk (Rússia) rejeitou nesta quinta-feira pedido de liberdade provisória da brasileira Ana Paula Maciel, 31, ativista do Greenpeace. A decisão era esperada pelos advogados depois que as autoridades russas negaram o mesmo pedido para os demais ativistas detidos, são 30 no total. Agora, a expectativa é aguardar o fim do […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O tribunal de Justiça de Murmansk (Rússia) rejeitou nesta quinta-feira pedido de liberdade provisória da brasileira Ana Paula Maciel, 31, ativista do Greenpeace.
A decisão era esperada pelos advogados depois que as autoridades russas negaram o mesmo pedido para os demais ativistas detidos, são 30 no total. Agora, a expectativa é aguardar o fim do prazo da prisão preventiva, no dia 24 de novembro, para saber o futuro deles. Poderão ser soltos ou terem a prisão prorrogada por causa das investigações em curso.
Os 30 foram presos em 19 de setembro no navio Arctic Sunrise, no Ártico, quando protestavam contra a estatal russa de gás e petróleo Gazprom. Reportagem mostra detalhes da situação da brasileira na prisão e as perspectivas para o caso.
A Justiça russa anunciou ontem, por exemplo, que trocou de pirataria para vandalismo a acusação contra os ativistas. A decisão é um alento aos detidos, porque o primeiro crime pode dar até 15 anos de prisão, enquanto o segundo chega a sete.
A acusação de pirataria vinha sendo contestada pelo grupo, sob a alegação de que em nenhum momento houve tentativa de se apropriar de bem alheio. Trocar o foco da acusação poderá diminuir a pena em caso de condenação, mas não significa, porém, que eles serão soltos antes de 24 de novembro.
Por isso, o comando do Greenpeace disse ontem que mesmo a qualificação da conduta como “vandalismo” ainda é “extremamente desproporcional”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Taxas avançam com mensagem dura do Copom e pessimismo fiscal
Em meio ainda à maior cautela no ambiente externo
Câmara aprova fim da cobrança de roaming entre países do Mercosul
O texto segue para análise do Senado
Rompimento de fibra ótica deixa serviços de prefeitura em MS fora do ar
Prefeitura de Corumbá ficou com serviços fora do ar nesta quinta
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.