Justiça proíbe Pão de Açúcar de desviar função de jovem aprendiz
A Justiça do Trabalho concedeu decisão liminar determinando ao Grupo Pão de Açúcar que deixe de submeter jovens aprendizes a desvios de função e que, em 30 dias, alcance a cota exigida em lei de contratação de aprendizes no nível de 5% do total de funcionários. A decisão, da juíza da 5ª Vara do Trabalho […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Justiça do Trabalho concedeu decisão liminar determinando ao Grupo Pão de Açúcar que deixe de submeter jovens aprendizes a desvios de função e que, em 30 dias, alcance a cota exigida em lei de contratação de aprendizes no nível de 5% do total de funcionários.
A decisão, da juíza da 5ª Vara do Trabalho de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) Francieli Pissoli, também exige que o grupo não mantenha os jovens em jornadas de trabalho excessivas e em trabalho noturno.
Segundo o MPT (Ministério Público do Trabalho), a decisão possui abrangência nacional. A assessoria de imprensa do grupo Pão de Açúcar não havia se manifestado até as 13h desta quinta-feira (5).
Fiscalização do MPT encontrou quatro aprendizes, menores de idade, trabalhando como caixas e empacotadores, na loja do supermercado Pão de Açúcar na avenida João Fiúsa, zona sul de Ribeirão Preto.
O MPT entende que eles deveriam ocupar funções em que houvesse a capacitação profissional, em áreas relacionadas ao curso técnico feito por cada um deles.
A fiscalização também encontrou aprendizes trabalhando em horário noturno.
Os demais funcionários, segundo o MPT, eram submetidos a horas extras excessivas, não recebiam intervalos de descanso semanal e intervalos de 11 horas entre duas jornadas de trabalho. A empresa também não registrava o ponto, segundo a fiscalização do MPT.
A Justiça estabeleceu multa diária de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão, valores que, se pagos, serão revertidos ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
CEO do Al-Hilal nega substituir Neymar por Cristiano Ronaldo no Mundial: ‘Ficção científica’
Cristiano Ronaldo poderá assinar um pré-contrato com qualquer equipe a partir de janeiro
SAMU recebe seis novas ambulâncias em Campo Grande
As viaturas foram adquiridas em compensação pela retirada de oito veículos antigos do SAMU
Definido calendário do futebol de Mato Grosso do Sul na temporada 2025
Temporada começa no dia 18 de janeiro, com a abertura do Campeonato Estadual de Futebol Masculino da Série A, principal competição do estado
Ele é o pai? Exame de DNA de suposto filho de Leandro revela a verdade
Após entrar na Justiça, homem de 45 anos tem a verdade revelada a respeito da suposta paternidade de Leandro; veja o resultado do exame de DNA
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.