Justiça concede 10 dias para indígenas desocuparem fazenda em Japorã

A Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) e concedeu dez dias para que os índios da etnia Guarani-Kaiowá desocupem a Fazenda Chaparral, em Japorã a 477 km de Campo Grande. A decisão foi publicada nesta terça-feira (12), no Diário Eletrônico da Justiça Federal.  A fazenda faz parte de um total de 14 […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A Justiça Federal acatou pedido do Ministério Público Federal (MPF) e concedeu dez dias para que os índios da etnia Guarani-Kaiowá desocupem a Fazenda Chaparral, em Japorã a 477 km de Campo Grande.

A decisão foi publicada nesta terça-feira (12), no Diário Eletrônico da Justiça Federal.  A fazenda faz parte de um total de 14 propriedades que incidem sobre a Terra Indígena de Yvy Katu, declarada em 2005, mas com processo de demarcação parado. Os indígenas ocuparam a área no dia 23 do mês passado.

Consta na decisão que o pedido de reintegração de posse dos proprietários da fazenda foi deferido liminarmente, no dia 5 deste mês, e que a comunidade indígena deve desocupar a área. A decisão diz  ainda que caso haja resistência ao cumprimento, está autorizada o uso da força pública.

Conteúdos relacionados