Joenildo assume TJMS e promete lutar para preservar ‘esperança da população na Justiça’
Joenildo de Sousa Chaves assumiu a presidência do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta sexta-feira (1°), juntamente com o desembargador João Batista da Costa Marques, vice-presidente e a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que atuará na Corregedoria-Geral de Justiça. Em seu discurso de posse, ele admitiu ser compromisso para o […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Joenildo de Sousa Chaves assumiu a presidência do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) nesta sexta-feira (1°), juntamente com o desembargador João Batista da Costa Marques, vice-presidente e a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que atuará na Corregedoria-Geral de Justiça. Em seu discurso de posse, ele admitiu ser compromisso para o biênio 2013/2014 o combate à morosidade na Justiça do Estado.
Para ele, o julgamento da Ação Penal 470 – que ficou popularmente conhecida como “mensalão” – fez com que a população desse mais crédito ao Poder Judiciário Brasileiro. “É nosso dever guardar a grande esperança da população na Justiça”, acrescentou.
Ele ressaltou como responsabilidades do TJMS o aprimoramento dos cartórios virtuais, proporcionar cursos aos servidores, investir na informatização de processos como foco especial para garantir mais agilidade às sentenças.
Visto como problema generalizado, a demora no julgamento de processos também foi questionada pelo presidente da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso do Sul), Júlio César. “É uma reivindicação dos 11 mil advogados do Estado, que fazem votos de uma profícua missão nesta Corte Judiciária”.
Júlio César destacou que a lentidão na Justiça é vista com desânimo pela população. “Como resgatar direitos por meio de um judiciário lento? Brasileiros sofrem com a litigância egoísta que aparece para a resolução de processos e acordos. Todos evocam o judiciário para resolver este impasse”.
Atualmente, o Brasil conta com a mesma quantidade de membros no STF (Superior Tribunal Federal) do que em 1970, quando tinha 90 milhões de habitantes, calculou o presidente da OAB.
O magistrado
Joenildo de Souza Chaves é oriundo de Montes Claros, Minas Gerais, onde se formou em Direito em 1971. Veio para o Mato Grosso do Sul em 1980 para ser Juiz de Direito em Amambai e em 1987 para Campo Grande. É membro do TJMS como desembargador desde 1995.
Hidelbrando Coelho deixou a presidência do Tribunal e declarou estar feliz ao ter como seu sucessor um desembargador como Joenildo Chaves. “Deixo o TJMS com a sensação de dever cumprido e alegre ao ver um amigo tão competente assumindo o cargo”.
Emocionado, o presidente empossado declarou que seguirá firme no combate à corrupção. “Não podemos fechar os olhos para esta realidade”. Ele agradeceu a Deus por ter cumprido o desafio que a vida o reservou.
“É uma grande oportunidade de ser instrumento em um grande projeto que justifica a minha passagem pelo mundo”. Com carinho, relembrou do legado deixado por Marilza Fortes. “Seus sonhos, sorrisos e irreverência marcaram o judiciário de Mato Grosso do Sul e estão presentes por toda parte”.
Autoridades de outras unidades federativas estiveram presentes, assim como a vice-governadora, Simone Tebet, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos, o comandante do CMO Gal João Francisco Ferreira, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal; o Procurador-Geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, o Defensor Público Geral Paulo André Defante e o presidente da Associação dos Magistrados de MS (AMAMSUL) juiz Wilson Leite Correa.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.