Será realizada nesta sexta-feira (31), às 14 horas, a solenidade de instalação da Vara Criminal da Comarca de . Além dos magistrados e autoridades da comarca, o presidente do Tribunal de Justiça de MS, Des. Hildebrando Coelho Neto, e juízes da Capital estarão no evento.

Há muito tempo os juízes da Comarca de Coxim reivindicam uma vara específica para os feitos criminais. A instalação será possível em razão de já existir estrutura física (tanto cartório quanto gabinete) para receber tal vara. Além disso, os dois integrantes da magistratura na comarca cederão servidores e entregarão os processos digitalizados para a juíza titular da nova vara, Tatiana Dias de Oliveira Said.

Importante lembrar que a instalação da vara criminal não representará impacto financeiro em face da desinstalação da 1ª vara cível em Rio Brilhante. À Vara Criminal ficarão vinculadas as ações criminais, as de execução penal e as referentes ao Tribunal do Júri. O Juizado Especial Adjunto será vinculado por um ano, já que as normas do Poder Judiciário preveem que o JEA fique por 12 meses sob a responsabilidade do juiz mais moderno.