O PSOL, do candidato a prefeito Sidney Melo, acionará, nesta segunda-feira (17), a Justiça Eleitoral para garantir presença no debate da TV Morena, retransmissora da Rede Globo em Mato Grosso do Sul. Dos sete postulantes à Prefeitura de Campo Grande, a emissora confirmou participação dos cinco primeiros colocados.

“Queremos direitos iguais e que a democracia seja exercida”, argumentou o presidente regional do PSOL, Lucien Rezende. Segundo ele, em Fortaleza (CE) e Santos (SP) o partido já ingressou com ação na Justiça e ganhou liminar para participar nos debates das retransmissoras locais da Rede Globo.

Rezende destacou que os demais veículos de comunicação possibilitaram a presença dos sete candidatos nos debates anteriores e provaram ser possível reunir em estúdio os sete postulantes. “Todos estão dando direito iguais, por que a TV Morena não pode fazer o mesmo?”, indagou. Segundo ele, a emissora abriu três minutos para o PSOL explanar suas propostas. “Mas nós queremos participar do debate”, reforçou.

Ainda conforme o dirigente, o critério de escolha dos cinco candidatos é pesquisa do IBOPE, divulgada pela TV Morena dia 16 de agosto. “De lá para cá, aconteceu muita coisa, os candidatos evoluíram bastante”, comentou. Pelo levantamento, os cinco primeiro colocados seriam Edson Giroto (PMDB), Alcides Bernal (PP), Vander Loubet (PT), Reinaldo Azambuja (PSDB) e Marcelo Bluma (PV).

Além de Sidney Melo, ficaria de fora do debate Suél Ferranti, do PSTU. Nos dois primeiros confrontos, transmitidos pelas TVs Imaculada e Guanandi, o candidato do PSOL surpreendeu e foi um dos destaques do evento. O debate da TV Morena está previsto para acontecer dia 4 de outubro.