Os profissionais de segurança pública de todo o país podem se inscrever, até o dia 18 de agosto, para as 100 mil vagas abertas pela Rede Nacional de Educação a Distância (Rede EAD) do Ministério da Justiça. São 60 cursos voltados para policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais. Os cursos são gratuitos e fazem parte do 26º Ciclo da Rede EAD.

Entre as capacitações estão direitos humanos e cidadania, identificação veicular, policiamento comunitário, enfrentamento à homofobia, enfrentamento ao tráfico de pessoas, criação de retrato falado, criminalidade e prevenção, uso diferenciado da força, combate à lavagem de dinheiro e crimes ambientais. Neste ciclo serão oferecidos três novos cursos: Libras (Língua Brasileira de Sinais), identificação de armas e investigação de homicídios.

Os cursos de 40 horas serão realizados entre 18 de setembro e 23 de outubro. Os de 60 horas terão início no dia 18 de setembro e vão até 6 de novembro.

A Rede EAD é uma escola virtual destinada aos profissionais de segurança pública de todo o Brasil. Criada em 2005 pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), a ação faz parte do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) para valorizar e aprimorar a formação dos profissionais de segurança de todo país.

Desde a criação da Rede EAD, mais de 572 mil profissionais de todo o Brasil participaram e concluíram as capacitações. Cada curso tem de 40 a 60 horas de aulas. A capacitação pela Rede EAD têm sido utilizada em grades curriculares das academias de policia e centros de formação no país.